Centro de Memória da Extensão: vivências extensionistas em documentos no CEMAR/UFOP

Coordenação: FERNANDA APARECIDA OLIVEIRA RODRIGUES SILVA (fernandasilva@ufop.edu.br)

Assessoria: AÇÕES INSTITUCIONAIS - PROEX/UFOP

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCACAO (DEEDU)

Resumo: Este projeto, em continuidade, visa resgatar a memória das vivências extensionistas desenvolvidas nos Institutos de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), campi Mariana, e apreender os registros das atividades junto a comunidade marianense. A proposta do projeto se reporta aos cuidados com as diferentes memórias registradas: imagéticas, retidas na forma de documentos e de fotos, as quais permitem reconstruir parte da vida social expostas nas ações de extensão, podendo constituir aquilo que seria o acervo documental do Centro de Memória de Extensão de Mariana (CEMEX/CEMAR/UFOP). Ao longo desses anos de atividade, o processo sociocultural das ações extensionistas produziu, e continua produzindo, uma massa documental considerável que, até então, está razoavelmente tratada e analisada. A organização do centro, ao recuperar os documentos das ações, joga luzes na participação da UFOP na comunidade, apresenta as relações que se estabelecem entre teoria e prática. O material, uma vez organizado, será disponibilizado aos estudos e pesquisas tanto para os cursos de Graduação e de Pós-Graduação dos dois institutos.