Dúvidas frequentes

Como saber qual é meu usuário e senha para a conta Google? Acesse o portal minhaUFOP e encontre seu usuário de email no canto superior esquerdo da página. A senha para acessar a conta Google será a mesma do portal minhaUFOP.

Como faço meu primeiro acesso?Acesse apps.ufop.br, digite seu endereço de email (com domínio @ufop.edu.br) e a mesma senha do portal minhaUFOP. Alunos devem utilizar o domínio @aluno.ufop.edu.br.

Sou ex-aluno da UFOP. Tenho direito a uma conta GSuite Google? Uma vez que você possui acesso ao minhaUFOP, sua conta também foi criada de forma automática, podendo seguir os mesmo passos para acesso.

Sou docente ou técnico-administrativo aposentado. Tenho direito a uma conta GSuite Google?Uma vez que você possui acesso ao minhaUFOP, sua conta também foi criada de forma automática, podendo seguir os mesmo passos para acesso. Atenção: Servidores exonerados perdem vínculo com a instituição, assim, não tem acesso à contas de email.

Posso alterar meu usuário da conta GSuite Google? Sim. É possível realizar a alteração de usuário uma única vez, pelo portal minhaUFOP -> Grupo SERVIÇOS -> GERENCIAMENTO DE EMAILS.

As mensagens de emails que temos atualmente na nossa conta serão migradas para a conta do Google? Sim. A migração de mensagens será feita de forma gradativa e o tempo de migração varia pelo tamanho da sua caixa postal.  Inicialmente serão migrados os emails do dia 01/01/2018 ao dia 30/04/2018 e posteriormente as mais antigas. Enquanto a migração não estiver concluída, você poderá acessá-las pelo webmail, lembrando que o mesmo deixará de receber as novas mensagens e não é recomendado o envio de mensagens a partir dele.

Ainda receberei mensagens pelo meu endereço institucional antigo? Sim. As mensagens enviadas para seu endereço institucional antigo serão recebidas no novo endereço institucional.

Por quanto tempo ainda poderei acessar o antigo webmail? A antiga solução de emails da UFOP ficará disponível pelo período de seis meses, estando encerrado este período em 31 de outubro de 2018. Ressalta-se que o webmail estará disponível apenas para a consulta de mensagens antigas.

Todos os sites da ufop também serão acessados pelo domínio ufop.edu.br? Não. A mudança para o domínio ufop.edu.br acontecerá apenas no email.

Esqueci a minha senha da conta Google, como faço para recuperá-la? O procedimento para recuperação é o mesmo no minhaUFOP, acesse AQUI e siga os passos necessários. A replicação da senha para a Google pode demorar alguns minutos.

Qual a minha cota de espaço para utilização? O espaço para utilização dos serviços é ilimitado, não havendo qualquer tipo de restrição.

Posso utilizar meus leitores de e-mails, Thunderbird, Outlook e etc? A Google trata os leitores de email convencionais como não confiáveis e não terão suporte para o e-mail do Gsuite for Education. Somente usuários com o domínio @ufop.edu.br poderão solicitar a configuração do cliente de email, através do Sistema de abertura de Chamados do NTI, mediante ciência dos riscos.

Posso enviar e-mails a partir do Google com minha conta do domínio ufop.br? SIM, clique AQUI para seguir o tutorial de como fazer a configuração correta.

Posso enviar e-mails da minha conta pessoal institucional (ex seunome@ufop.edu.br) utilizando o endereço da função/cargo que ocupo (diretor.setor@ufop.edu.br)?
SIM, clique AQUI para seguir o tutorial de como fazer a configuração correta.

Minha assinatura será migrada para o novo email? Não. Clique AQUI para saber como criar nova assinatura.

Posso usar minha conta particular do Google para acessar os serviços do Google Apps for Education? Contas particulares do Gmail NÃO poderão ser usadas para ter acesso aos serviços disponibilizados para o domínio '@ufop.edu.br' e ‘@aluno.ufop.edu.br’ 

Perdi mensagens ou arquivos que estavam hospedados no Google, consigo recuperá-los? O Google tem um sistema de backup apenas para o serviço de e-mail. Para os demais serviços (Drive, Calendário, Contatos, etc) não será possível a recuperação dos dados perdidos. Para esses serviços o Google trata a lixeira como backup, então caso apague qualquer item é possível recuperar através da lixeira do sistema. Após a limpeza da lixeira não será mais possível recuperar o item.