Date:

segunda-feira, 28 Novembro, 2016 - 08:30 to quinta-feira, 1 Dezembro, 2016 - 12:00

Location:

Universidade Federal do ABC / USP

XV Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica

A Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica (EBEE) integra as Escolas de Física Jorge André Swieca, da Sociedade Brasileira de Física (SBF). A criação e manutenção de uma Escola no teor da EBEE foi discutida no IX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada (1986) e teve como base a necessidade sentida pelos pesquisadores da área de promover de forma constante o intercâmbio, divulgação e atualização do conhecimento bem como a formação de novos pesquisadores em Física Atômica, Física Molecular e Física do Estado Sólido. Em particular, esta Escola tem dentre suas preocupações a descentralização da pesquisa e o desenvolvimento da Física em todas as regiões do País.

A primeira edição da EBEE ocorreu em 1987 no Departamento de Física da Universidade de Brasília e teve como Comitê Organizador os professores José David M. Vianna, Adalberto Fazzio, Sylvio Canuto e Luiz M. Brescansin. Desde então, a EBEE vem sendo realizada a cada dois anos (à exceção da IV EBEE que aconteceu após um intervalo de três anos) em diferentes localidades brasileiras, conforme determinado durante a I EBEE; também durante a I EBEE foi definido o modelo da Escola (mini-cursos, palestras e atividades computacionais, quando necessário) e que em cada edição deveria ser privilegiado um tema central em torno do qual seria construído o programa científico. A Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica já ocorreu em quatorze edições.

Temas

• Materiais 2D
  • Transporte Eletrônico
  • Design de Fármacos