Métodos quantitativos aplicados à economia

A linha de pesquisa em métodos quantitativos destina-se a realizar estudos com ênfase na aplicação e desenvolvimento de métodos quantitativos para investigações de temas abordados nas outras três linhas propostas. Permite conciliar a formação em teoria econômica, desenvolvimento econômico e políticas públicas, capacitando os alunos a realizarem pesquisas teóricas e aplicadas. O ferramental dos métodos quantitativos é um instrumento importante para os economistas testarem hipóteses e predições dos modelos teóricos. Fazem parte dessa área as disciplinas de Estatística e Econometria. Tais matérias desenvolvem métodos próprios para o tratamento e teses da área de economia. Em particular, tem-se com essas disciplinas o desenvolvimento das subáreas de Análise de Dados Longitudinais, Análise de Dados em Painéis, Séries Temporais, Teste de Hipótese e simulações. Ademais, os alunos podem desenvolver habilidades de programação e de tecnologia da informação necessários ao economista com formação de pós-graduação.

Docentes: Alan André Borges da Costa; Antonio Francisco Neto; Carlos Eduardo Gama Torres; Mirian Ribeiro Martins; Ivair Ramos Silva.

Lattes