Título: "ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL DO TRANSPORTE RODO FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS. ESTUDO DE CASO: O TRANSPORTE PÚBLICO DE BELO HORIZONTE – MG"

Autor: Priscilla Lidia Salierno

Orientador: Prof. Dr. Gilberto Fernandes

Resumo:

Com o aumento significativo da quantidade de veículos nas ruas, cada vez mais se tornou necessário um estudo da mobilidade urbana, para buscar melhorias na qualidade do transporte público urbano. Essa pesquisa tem como objetivo fazer uma análise da viabilidade do transporte público urbano de Belo Horizonte em um trecho específico levando em consideração os aspectos econômicos, sociais, ambientais e a segurança. Para isso utilizou-se um levantamento de dados através de visitas às empresas responsáveis pelo transporte público urbano rodoviárioe ferroviário de Belo Horizonte em um determinado trecho ponto a ponto e dados obtidos através de pesquisas bibliográficas. Para fazer a comparação entre os dados dos aspectos analisados, os dados foram quantificados da seguinte maneira, deu-se uma nota 10 para o requisito que obteve um valor mais viável em comparação ao outro modo de transporte e esse obteve uma nota proporcional ao seu valor estipulado. Com relação aos custos o modo de transporte rodoviário obteve uma média de nota de 6,02 eo ferroviário uma média de nota de 8,35. Quanto ao meio ambiente a nota média do ônibus foi de 4,32 e a do metrô foi de 10. Com relação ao tempo de viagem o ônibus obteve um a nota média de 5,165 e o metrô uma nota média 10 e com relação à segurança o transporte rodoviário obteve uma nota de 5,0 e o metrô nota 10. Fazendo uma média geral, o ônibus obteve uma nota de 5,1 pontos e o metrô de 8,9 pontos, o que mostra que o metrô é mais viável do que o ônibus em Belo Horizonte.
Palavras chave: Mobilidade urbana, análise da viabilidade, transporte público urbano rodoviário e ferroviário de Belo Horizonte, aspectos econômicos, sociais, ambientais e a segurança.

Download da Dissertação