Título: "Avaliação do desempenho da recuperação de áreas degradas pela mineração utilizando analise multicritério - estudo de caso da mina Córrego do Sítio"

Autor: BRUNO STEFAN DE SIMONI

Orientador: Profa. Dra. Mariângela Garcia Praça Leite

Resumo:

Este estudo objetivou acompanhar a recuperação de áreas impactadas pela Mina Córrego do Sítio, localizada no município de Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais e propor uma metodologia para a avaliação do desempenho das técnicas de recuperação aplicadas nas áreas impactadas pela mineração. Para tal, utilizaram-se imagens de satélite, uma avaliação simplificada de campo e um conjunto de indicadores de desempenho, cujos dados foram analisados com o auxílio do softwarede geoprocessamento ArcGIS10.2 e sua ferramenta de análise multicritério, de forma a se obterem mapas indicativos do desempenho da recuperação das áreas degradadas. O mapa final, resultado de todas as interações, destaca o cenário atual de desempenho da recuperação e a susceptibilidade evidenciada pelos indicadores de estabilidade geotécnica, drenagem e erosão. Para melhoria ou garantia da recuperação ambiental os indicadores responsáveis pelo desenvolvimento dos ecossistemas devem estar garantidos. Destaca-se como resultado da simulação as áreas de cava - deficientes de recuperação ambiental. Para estas áreas as questões geotécnicas e de erosão são importantes atributos de desempenho assim como as deficiências de estruturas de drenagem resultando as menores notas da simulação. As pilhas de estéril, tais como a pilha de estéril de Paiol e parte da pilha de estéril de Cristina apresentam melhores notas em função da manutenção da estabilidade geotécnica, drenagem eficiente e a vegetação apresentando estrato arbóreo devido a recuperação ambiental realizada na década de 90.

Finalmente, a história de mais de 20 anos de trabalho de recuperação ambiental concomitante com as operações de lavra, demonstram os excelentes resultados e a importância da reabilitação progressiva em associação com as atividades extrativas. Essa rotina é realizada pelas operações de mineração mais modernas e considerada boa prática ambiental e exigida por órgãos ambientais como na Austrália que beneficia as minas que realizam esta atividade com redução em impostos. Além disso, reduz os custos para o fechamento da mina e minimiza os impactos de um fechamento repentino da operação, uma paralisação e ate mesmo os impactos das minas abandonadas.

O presente trabalho teve como objetivo propor uma metodologia de avaliação do desempenho da recuperação de áreas degradadas pela mineração de ouro, baseada em análises multicritério, de forma a permitir a avaliação da eficiência e da eficácia das ações realizadas para a recuperação de áreas degradadas pela mineração na Mina Córrego do Sítio, no município de Santa Barbara - MG, de propriedade da AngloGold Ashanti Córrego do Sítio Mineração S/A.

 

Para isso, foram perseguidos os seguintes objetivos específicos:

 

  • Avaliar e monitorar os processos de recuperação das áreas de diferentes áreas impactadas pela mineração.
  • Verificar o histórico do processo de recuperação de áreas degradadas pela mineração na área de estudo destacando o desempenho e a importância destes trabalhos, iniciados na década de 90; 

 

Download da Dissertação