Título: "ESTUDO DAS CONDIÇÕES PARA INSERÇÃO DO AGRICULTOR FAMILIAR NO MERCADO: ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOECONÔMICA AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO, MG"

Autor: Marilene Vasconcelos de Melo

Orientador: Prof. Dr. Geraldo de Souza Ferreira

Resumo:

A segurança nacional depende de uma agricultura sadia e sustentável (LUTZENBERGER, 2001). Assim, são muitos os pontos a serem analisados quando o assunto é agricultura sustentável. Realizou-se uma pesquisa na zona rural de Ouro Preto, MG,com o objetivo de conhecer como se dá a produção agrícola do município, as condições de vida do trabalhador rural, o potencial dos produtores e quais são as possibilidades de comercialização da produção. Buscou-se identificar pontos que dificultam a participação do produtor no mercado institucional da merenda escolar e manutençao do agricultor no campo, com qualidade de vida e futuro garantidos. Nas Escolas Estaduais de Ensino buscou-se conhecer como se dá a compra de gêneros da agricultura familiar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE; a demanda por esses gêneros e a aceitação pela comunidade escolar no consumo desses alimentos. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semi-estruturadas, acompanhada de questionário estruturado. Os dados obtidos com as entrevistas mostra que a demanda é bem maior do que a oferta de gêneros. Conclui-se que é necessário tratar a agricultura familiar como empreendimento economicamente viável.Assegurar que os programas de financiamento da agricultura familiar cheguem ao pequeno produtor; aumentar a eficiência e a eficácia das políticas públicas governamentais voltadas para o desenvolvimento agrário e apoio financeiro as atividades agropecuárias e agroindustriais. Levar os agricultores familiares a aumentar a capacidade de organização e associativismo. Necessita-se promover a integração entre a comunidade científica, os formuladores de políticas públicas e os produtores rurais, promovendo o desenvolvimento local. Por tratar-se de uma cidde histórica, patrimônio mundial da humanidade, há um estancamento do processo de urbanização da sede do município de Ouro Preto (MG) fator motivador para se criar condições de subsistência da população em seus respectivos distritos.

Palavras-chave: Agricultura Sustentável, Desenvolvimento local, Agricultura Familiar e Merenda escola

Download da Dissertação