Título: "Patrimônio Cultural: Raízes de um Trabalho Escolar Comprometido com o Desenvolvimento Local"

Autor: Rane Isaac Fernandes

Orientador: Prof. Dr. Danton Heleno Gameiro

Resumo:

O estudo questiona a condição da cidadania de Ouro Preto, Minas Gerais. Mais precisamente, questiona a Escola, como espaço privilegiado para a construção dessa cidadania para se propor uma reflexão sobre a necessidade dessa instituição apropriar desse patrimônio para fundamentar o seu projeto de trabalho, o Projeto Político-Pedagógico – PPP, para que se constitua instrumento capaz de fomentar uma educação sob a perspectiva da valorização cultural sustentável por seu direcionamento. Isso é válido quando grande parcela da população reside nas periferias e não participa ativamente da vida social da cidade gerando dicotomias (a periferia, a pobreza e o centro histórico, a riqueza) e acentuando as desigualdades sociais a ponto de os moradores dessas localidades não reconhecerem e se apropriarem desse legado.  Investiga os fenômenos de ocupação urbana, que levam a maioria da população desse município a construir suas edificações em terrenos de estrutura geomorfológica inadequada mediante a exploração submetida pela economia mineradora, a contrastar com o esplêndido acervo do século XVIII, conservado e preservado (o que justifica o título de patrimônio cultural da humanidade e gera as riquezas provenientes do turismo e de outras fontes presumidamente, para toda a sua população).   Os resultados da pesquisa realizada nas escolas estaduais de Ouro Preto, somados às observações da pesquisadora, apontam para a necessidade de o Projeto Político-Pedagógico conter embasamento suficiente para referendar o processo educacional tendo em vista a atuação do cidadão nesse patrimônio.  Ademais, o estudo reconhece a importância da inserção dos conhecimentos do ponto de vista acadêmico para dialogar com os culturais, nesse texto-documento. Avalia, portanto, a possibilidade da criação de um Comitê de Interlocução para auxiliar essas escolas na construção de suas propostas (PPPs), para que o patrimônio Ouro Preto seja conhecido e usufruído por todos, convertendo-se em fator de desenvolvimento econômico e social sob a perspectiva da cultura sustentável.

Palavras-chave: Planejamento Escolar; Patrimônio Cultural; Educação numa Perspectiva Cultural Sustentável; Impacto Ambiental Significativo.

Download da Dissertação