Aplicação de técnicas de mineração de dados para obtenção de conhecimento útil relacionados a problemática da alta taxa de evasão no ICEA

Orientadora: Janniele Aparecida Soares Araujo

Colaboradores: Fernando Bernardes de Oliveira e Helen de Cássia Sousa da Costa Lima

Aluno bolsista: processo seletivo aberto (até o dia 27/01/2021)

Este trabalho propõe a extração de conhecimento útil relacionado ao problema da alta taxa de evasão no ICEA (Instituto de Exatas Ciências e Aplicadas) com o uso de técnicas de mineração de dados. Dos 3990 alunos ingressados nos cursos oferecidos pelo campus, houveram 1772 evasões, correspondendo a 44,41%. Os resultados da pesquisa serão direcionados aos gestores do campos, visando um suporte de auxilio à tomada de decisão, direcionamento, acompanhamento e mensuração do problema.

Evasão não é um problema recentes, mas ganhou projeção e passou a ser um fator de extrema visibilidade a partir da década de 1990 em razão do processo de expansão da educação superior ocorridos nas últimas três décadas Junior et al. [2019]. Para DIAS et al. [2010] evasão é um dos “males” que afligem as instituições de ensino e comenta em sua pesquisa que os índices de evasão nas instituições são muitos altos e que vem sendo uma realidade cada vez mais presentes nas IES. Segundo DIAS et al. [2010] o fato de um discente abandonar um curso, significa desperdícios sociais, acadêmicos e econômicos. Nas IES privadas, representa diminuição na receita, já nas IES públicas são gastos de recursos públicos investidos com a ausência do retorno esperado. A problemática da evasão universitária é vista como um dos fatores mais preocupantes nas instituições de ensino superior de modo geral o ICEA vem enfrentando este problema. O número total de discentes ingressados nos quatro oferecidos no campus é de 3990 e houveram 1772 evasões, representando 44,41%. Foram diplomados 863 em um ou mais cursos na instituição, equivalentes a 32,31%. A média de evasão entre 2012 e 2018 é de 199 alunos. Diante deste panorama, compreender os motivos que proporcionam a evasão no campus, detectar entre os alunos atualmente matriculados, aqueles que possuem uma tendencia a evadirem e realizar estimativas futuras é uma tarefa de grande necessidade e relevância.