Cancelamento do Carnaval de Ouro Preto não é unanimidade na cidade

Temendo nova alta de casos da Covid-19, a prefeitura resolveu adiar o retorno da folia para 2023. Decisão frustra comerciantes e organizadores de eventos

Por: Matheus Renovato

Divulgação/Liga dos Blocos Fonte: https://www.instagram.com/p/B3-dXkvgiJl/?utm_medium=copy_link

Em reunião realizada no dia 10 de dezembro, todos os municípios que fazem parte da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) decidiram cancelar o Carnaval em 2022. Apesar disso, Ouro Preto ainda não tinha uma decisão final. Isso porque a Prefeitura ainda realizaria uma reunião com a Liga dos Blocos para ouvir uma última proposta e, então, formalizar se o evento iria ocorrer.

 

Em decreto publicado no dia 15 de dezembro, a Prefeitura oficializou o cancelamento da folia. Carnavais de rua, festas republicanas e eventos privados serão proibidos na cidade. Os órgãos públicos de fiscalização também vão realizar ações durante o feriado na cidade a fim de evitar aglomerações.

 

Apesar da indefinição sobre a realização da folia em Ouro Preto nos últimos meses, os ingressos para a folia do ano que vem já estavam sendo comercializados desde agosto. Daniel Mapa, representante da Liga de Blocos, garantiu que a procura dos foliões era alta:

 

- A Liga dos Blocos vende apenas o passaporte, um produto único e limitado que dá acesso aos quatro dias do evento. O passaporte com os camarotes estava praticamente esgotado, assim como o da pista. As vendas estavam muito boas, assim como nos últimos anos.

 

Daniel lamentou o cancelamento do evento e garantiu que a Liga dos Blocos seguiria todos os protocolos e que apenas vacinados iriam participar:

 

- Nós íamos seguir o Minas Consciente (plano do Governo do Estado que orienta a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado). A apresentação do cartão de vacina com as duas doses completas seria obrigatório.

 

Além da Liga dos Blocos, outros eventos iriam ocorrer durante o Carnaval. O CarnaPoleiro, organizado pelos alunos da República Poleiro dos Anjos, era um deles. Pelas redes sociais, o cancelamento das festas em 2022 já foi confirmado em nota publicada no Instagram.

 

Como o evento não poderá acontecer, Leonardo Micheletto, um dos responsáveis pelo CarnaPoleiro, garantiu que nenhum folião ficará no prejuízo:

 

- Quem quiser o dinheiro de volta, poderá entrar em contato conosco para a devolução. Também vamos oferecer a manutenção do pacote para 2023 para aquele que optar. É complicado porque fazemos um planejamento com todo o dinheiro injetado no evento e acaba que agora não poderemos contar com ele mais. Espero que em 2023 a vacinação já tenha percorrido o mundo todo e que o carnaval possa acontecer da melhor maneira possível.

 

Apesar do surto de Covid-19 que ocorre no distrito de Antônio Pereira, a cidade vive um de seus melhores momentos na pandemia desde o início da vacinação, com apenas 30% de ocupação dos leitos de UTI, sendo apenas um paciente do município. Mesmo assim, a comunidade seguiu dividida sobre a realização do Carnaval da cidade. Karolayne dos Santos, residente do bairro Antônio Dias, temia uma nova alta de casos:

 

- Temos muito medo, por conta desse carnaval a Covid vai aumentar. Nosso medo é claro, porque muitas pessoas entrarão em contato com os turistas - afirmou a moradora.

 

Ainda sobre a transmissão do novo coronavírus, ela acreditava que os protocolos não seriam respeitados:

 

- Quando saímos na rua hoje, já podemos observar pessoas sem máscara e a grande maioria também não usa álcool em gel. Como podemos acreditar que isso não vai acontecer também no carnaval? - completou.

 

Diferente de Karolayne, Enéas Toffaneto, dono de uma mercearia no Bairro Antônio Dias, acredita que o cancelamento do Carnaval pode ser um erro:

 

- O Carnaval movimenta muito a economia da cidade. O número de turistas circulando aqui nem se compara com dias normais. Várias festas já estão acontecendo normalmente na cidade e no país todo, proibir é sinônimo de prejuízo. - afirmou o comerciante.

 

Para ele, o índice de vacinação alto pode ser uma garantia para a segurança do evento:

 

- A cidade de Ouro preto já conta com muitos turistas durante o dia. A população já está vacinada e a terceira dose está aí pra quem quiser tomar. Acredito que com todos os cuidados, o Carnaval pode sim ocorrer. confirmou.

 

No decreto publicado, a Prefeitura garantiu que o cancelamento do evento é visando o melhor para a população. Em uma das páginas, é dito que a opinião de especialistas foi essencial para a decisão final.

 

Em Minas Gerais, mais de 80 cidades já cancelaram as festas de Carnaval. A decisão foi tomada em razão da pandemia de Covid-19 e por causa do provável aumento de casos da doença. Além da grande quantidade de pessoas que se aglomeram durante os dois eventos e podem transmitir a doença, a insegurança em relação à nova variante Ômicron também foi muito importante para cancelar as festividades em todo o país. Apesar da ansiedade das pessoas em voltarem à vida de antes da pandemia, adiar um pouco mais o retorno desses eventos se mostra essencial para a manutenção do bem-estar de todos os moradores do município.