Comerciantes enfrentam queda na arrecadação com a chegada da rede El Camiño em Itinga

A chegada da franquia na cidade afetou fortemente os coméricos locais, que agoram tentam se reinventar

Por: Francisco Queiroz

Imagem aérea do supermercado El Camiño, localizado a 2 quilômetros do centro de Itinga (Redes Sociais do Supermercado/Dísponivel em: https://fb.watch/aoBsel7NtI/)

No último 26 de novembro, uma franquia dos Supermercados El Camiño, pertencente ao Grupo Mateus, foi inaugurada na cidade de Itinga do Maranhão, no sul do estado, a 700 quilômetros da capital São Luís. A cidade, que tem apenas 26 mil habitantes e fica localizada na fronteira entre os estados do Maranhão e do Pará, recebeu com grande aglomeração da população o novo empreendimento, em um evento que contou até mesmo com a presença do empresário Ilson Mateus, comandante de todo o Grupo Mateus. Porém, o comércio local tem sentido a chegada da empresa e pequenos estabelecimentos como açougues, supermercados e depósitos de bebidas têm enfrentado dificuldade para competir com preços e, consequentemente, evitar a queda nas vendas. 

Um dos empreendimentos mais afetados foi o Supermercado Paraná, que está na cidade há mais de 20 anos e se tornou o principal concorrente do El Camiño. A empresa local emprega hoje 38 funcionários e vem tentando inovar para se manter sólida no mercado, nos últimos meses aumentou sua estrutura com a abertura de uma padaria dentro da loja. Ademais, tem também procurado acordos com produtores locais para garantir frutas e verduras frescas de maior qualidade em suas prateleiras.

O gerente administrativo do Supermercado Paraná, Abmael Costa da Silva, de 31 anos, comentou sobre o impacto da chegada da concorrência. “Deu uma queda no faturamento que é natural né, porque uma massa de 100% (de consumidores) agora dividiu para mais um (estabelecimento) então não tem como não cair, mas a gente trabalha para continuar mantendo o mesmo padrão de antes e recuperar melhor”. Abmael também disse que o supermercado Paraná aposta na qualidade do atendimento para reconquistar os clientes. “A gente tem um diferencial muito grande na cidade que é o nosso atendimento né. Eu falo isso não por mim mesmo, mas pela recíproca que a gente tem dos clientes”. Além disso, ao ser questionado sobre a expectativa de recuperação das perdas ele disse: “A nossa expectativa é que melhoremos o fluxo que estávamos antes né. Antes da chegada deles acho que nós podemos aumentar isso aí, é trabalhar para isso melhorar”.

Entrada do supermercado (Redes Sociais do supermercado/Dísponivel em: https://www.facebook.com/magazineparana/photos/1513972748871091)

Apesar de ser concorrente direto de supermercados e mercearias, são os açougues os que mais vêm sofrendo com a chegada da rede El Camiño. Logo que, com a chegada da grande rede a demanda por carne aumentou nos abatedouros o que elevou o preço de venda dos açougues locais da cidade. Além disso, por ser uma empresa maior, o Camiño consegue fazer ofertas mais baixas para a população, novamente dificultando a concorrência por parte dos outros açougues. 

O açougueiro Silvano Alves de Souza, de 46 anos, proprietário do Açougue Popular, relatou as dificuldades enfrentadas pelos estabelecimentos ao ser questionado sobre o impacto da grande rede supermercadista. "Enfraqueceu e demais viu (o comércio), tá mole. Eu acho que o movimento caiu no mínimo uns 50%”, disse. Para exemplificar a queda, Silvano contou que matava duas vacas por semana para abastecer o açougue, mas que recentemente apenas meia vaca e um porco têm sido suficientes para atender a pouca demanda.

Silvano também falou sobre a dificuldade de competir com os preços do supermercado. “Não tem nem como competir com eles. A firma deles é grande e a nossa pequena e não tem nem como competir. Para nós, pequenos, só se nós comprar (sic) dos fazendeiros mais barato deo que nós estamos comprando. Para a gente, é tentar sobreviver que tá mole mesmo, viu, para nós tá fraco”. Além disso, ele também contou sobre os riscos de fechar seu negócio nos próximos meses. “Nós temos que segurar pelo menos uns dois meses que é para ver se vai dar certo, se não é obrigado baixar as portas. Eu mesmo aqui vou dar uma parada dia 28 (de dezembro), se o negócio não seguir para frente um pouquinho é obrigado fechar as portas”.

Por fim, Silvano declarou que vem optando por comprar apenas em comércios locais, pois segundo ele “o dinheiro gira mais aqui dentro da cidade e não vai pra fora igual comprando com eles (El Camiño)”.

Opinião Popular

Por outro lado, a população tem ficado satisfeita com a nova loja da cidade que trouxe maior diversidade de produtos e também gerou mais de 100 empregos para a população. Dessa forma, o novo empreendimento tem ganhado cada vez mais apoio popular, pois além de uma ampla variedade de produtos o espaço tem promovido eventos de marketing para a população, um exemplo disso foi a exibição da final da Copa Libertadores, entre Flamengo e Palmeiras, em um telão no estacionamento do supermercado, que ainda teve churrasco e bebidas disponíveis para consumo dos espectadores no local.

A moradora de Itinga, Mauramalia Rejane dos Santos Neves Queiroz, de 40 anos, aprovou a chegada da loja, principalmente em função de mais oferta de produtos e de horários de atendimento. “Achei que foi uma boa oportunidade para todos, com diversificação de produtos e preços, disponibilidade de horário diferentes para consumidor. Por exemplo podemos ir depois do horário normal de expediente e aos domingos.”, disse. Ela também comentou que não deixou de comprar em outros comércios locais, mas que diminuiu a frequência e elogiou a criação de empregos, “A geração de emprego fortalece os outros comércios também, além de trazer satisfação e melhoria de vida às famílias dos colaboradores”, declarou.

Posição do El Camiño

O grupo gerou diretamente 112 empregos com sua chegada na cidade, contribuindo para a diminuição do desemprego e aumento da circulação de renda na população. Ademais, informaram apoiar os pequenos comércios locais por meio do atacado do grupo, que abastece muitas mercearias na cidade. Por fim, o grupo afirma que investiu R$ 16 milhões na abertura da loja em Itinga, buscando levar maior diversidade e conforto para a população em suas compras.