Como se prevenir em tempos de chuvas fortes

A chegada de temporais nas regiões de Ouro Preto estão causando muitos estragos deixando pessoas desabrigadas e ruas fechadas

Por: Karolayne Santos 

Centro histórico de Ouro Preto em época de chuva

No dia 18/10, Cachoeira do Campo e Amarantina, distritos de Ouro Preto, sofreram enchentes por conta das fortes chuvas que estão ocorrendo na região. O rio Maracujá, que passa nessas localidades, transbordou devido ao temporal. Segundo a Defesa Civil estadual, em um dia choveu o equivalente a quase 200 milímetros na região. A Defesa Civil de Ouro Preto informa que não houve desabrigados. As pessoas desalojadas foram para casa de parentes ou decidiram alugar um imóvel. A Secretaria de Assistência Social da cidade disponibilizou um hotel para os atingidos da região, porém nenhuma família utilizou o serviço. Mas esse problemas não ocorrem só nos distritos e nem são de agora. Bairros da sede de Ouro Preto também sofrem com chuvas intensas. Cidadãos do Bairro São Cristóvão vêm passando por tempos difíceis em dias de chuvas.     

 Moradores da rua Zé Pedro Meira sofreram com as chuvas dos últimos dias. Nessa rua um barraco caiu em frente ao portão de uma casa e deixou os moradores com muito medo. O deslizamento ocorreu por volta das 15h no dia 13 de novembro. Os moradores contam que ligaram para a Defesa Civil, que chegou em cerca de meia hora. "A Defesa Civil chamou o Corpo de Bombeiros, porém eles estavam atendendo outro chamado em Cachoeira do Campo e não foram", de acordo com o relato feito por Cristina Peixoto.

No outro dia a Prefeitura de Ouro Preto retornou ao local e tirou o barranco só do caminho onde os moradores passam. Até a entrega da reportagem a Prefeitura retirou a terra apenas desse trecho.

Imagem feita por morador da rua Zé Pedro Meira após deslizamento

 Nesse mesmo bairro moradores reclamam da falta de estrutura e suporte. Claudia Fernandes, moradora da rua Perita no bairro São Cristóvão, contou em entrevista que no dia 2 de dezembro de 2018, época de muito chuva em Ouro Preto, um barranco caiu atrás de sua casa: "Lembro que desceu barranco e quebrou janela de quarto, entrando pedra do barranco que desceu. Isso já vai fazer três anos e o Ministério Público não tomou providência em nada. Na época todo mundo teve que sair de casa e a Prefeitura nem deu suporte para as famílias. Só no meu bairro saíram oito famílias da rua".

Imagem feita por Cláudia após o deslizamento atrás de sua casa.

 

O Plano de Contingência Municipal (PLANCON) para o período chuvoso foi apresentado pelo engenheiro geológico da Defesa Civil no dia 23 de agosto. É uma ferramenta que estabelece procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta às emergências em caso de eventos e desastres naturais.

 A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil informou por e-mail que só na região de Ouro Preto são mapeadas 313 áreas de risco de desabamentos, sendo agrupadas em: gestão de risco por patologias estruturais, riscos ao  patrimônio histórico, risco geológico e risco tecnológico associado às barragens.

 A  Defesa Civil declarou por e-mail que: "as áreas de risco de alagamentos concentram-se mais nos distritos de Cachoeira do Campo e Amarantina."

 De acordo com o Batalhão do Corpo de Bombeiros, em épocas de chuvas o órgão recebe entre um a dois chamados de deslizamento ou risco de desabamento em período chuvoso. E sempre vão com quatro bombeiros para auxiliar as famílias com a retirada de suas casas ou em lugares de difícil acesso.

 

Dicas do Corpo de Bombeiros para  enfrentar períodos de chuvas:

  • Não jogar lixo ou entulho em calçadas, bueiros, córregos, para não impedir a passagem de água;

  • Colocar o lixo nas lixeiras no horário próximo das coletas;

  • Manter ralos e calhas limpas, para que o fluxo de água não seja impedido de passar;

  • Em dias de tempestades, se estiver chovendo forte ou trovejando, ficar dentro de casa ou procurar um lugar mais seguro onde possa se abrigar;

  • Nunca dirigir por estradas alagadas;

  • Se possível, consulta um técnico específico para orientar na construção da moradia;

 

RAIOS: 

  • Desligue aparelhos eletrônicos das tomadas;

  • Não fique próximo às janelas, árvores ou postes;

  • Evitar campos de futebol ou locais abertos;

  • Mantenha distância de alambrados, cercas, linhas telefônicas e eletrônicos. 

  • Utilize o telefone somente em caso de EMERGÊNCIA.

 DESLIZAMENTOS DE TERRA E DESABAMENTOS:

  • Fique atento para os sinais de perigos, como árvores ou raízes, postes, paredes, muros inclinados, piso estufado, portas e janelas emperradas e paredes com trincas. As rochas são perigosas especialmente se estiver muito exposta na terra, em local sem vegetação;

  • Não cortar barrancos, protejam com lona ou outro material caso o período chuvoso chegue e não tenha sido feita nenhuma contenção;

  •  Evacue as áreas de risco com rapidez, mas sem correria;

ENCHENTES E ENXURRADAS:

  • Fique atento ao nível dos rios e das águas perto de sua casa. Se estiver subindo, você poderá ficar isolado;
  • Reúna a família e leve todos para um local seguro;
  • Não nade nos rios durante as cheias. O rio não será o mesmo que você conhece no tempo normal; 

  • Não fique sobre pontes ou locais em que a enxurrada possa atingi-lo.

 As instruções do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil devem ser seguidas, então é importante não voltar ao local após a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros isolar a área. As pessoas podem receber alertas de chuvas fortes por SMS. Basta enviar uma mensagem com o CEP da sua região para o número 40199. 

     A Defesa Civil de Ouro Preto também tem um aplicativo que permite verificar áreas de risco mapeadas no município e acompanhar a quantidade de chuvas. O app está disponível na Apple Store e Google Play Store ou no site https://defesacivil.ouropreto.mg.gov.br/

Qualquer dúvida procure a Defesa Civil. No horário comercial o telefone é (31)3559-3121. O telefone (199) atende 24 horas. Se for uma situação de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193).