Inclusão produtiva da agricultura familiar

Um olhar para a cidade de Paula Cândido

Por: Sarah Daier

O crescimento socioeconômico do país passa obrigatoriamente pela agricultura familiar, como mostra o último Censo Agropecuário efetuado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2017: 77% de todos os 3,9 milhões de estabelecimentos agropecuários do país são da agricultura familiar; 67% do pessoal ocupado em agropecuária são do setor.

Em publicação do Correio Braziliense, estima-se que, no Brasil, a agricultura familiar seja responsável pela produção de cerca de 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa. Além disso, ela é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do país. Portanto, a agricultura familiar deveria receber mais investimentos, para poder se desenvolver mais e, assim, crescer.

Uma alternativa para o crescimento e desenvolvimento da agricultura familiar está muito perto dela: as prefeituras são responsáveis e possuem o dever de contribuir para a distribuição e produção de alimentos. O Executivo, a pequena cidade de Paula Cândido, de um pouco mais de 9.000 habitantes, localizada no interior do Estado de Minas Gerais, promove a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Inaugurada no dia 20 de novembro, a feira de realização semanal, aos sábados, foi um sucesso imediato com os feirantes e a população. O evento é organizado pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paula Cândido. Segundo o secretário de agricultura da cidade, João Paulo, a iniciativa veio de uma própria necessidade e solicitação da população.

A importância da Feira para a população da cidade e expositores é o próprio ciclo econômico tentando fomentar a economia solidária, uma vez que, o município é agrícola e os produtores não possuíam tantas alternativas para comercializar seus produtos.

-João Paulo

Segundo o secretário, o próximo passo do Executivo é a criação de um ticket, que será disponibilizado para os mais de 300 funcionários da Prefeitura Municipal, visando fomentar a economia solidária. A iniciativa já é visualizada em outros municípios brasileiros. Em Içara (RN), a prefeitura implantou o chamado “Vale feira” e cada funcionário recebe um tíquete para uso exclusivo na feira da Agricultura Familiar do município.

Foto tirada no centro da cidade de Paula Cândido, aparece as barracas dos feirantes, artista musical e os visitantes)

A Feira reúne barracas de pastel; artesanato; hortaliças e legumes; doces em compotas; pães e bolos. Conta também com um espaço de música ao vivo onde artistas divulgam seus trabalhos, para isso entram em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo.

Em uma breve entrevista, o secretário de Cultura da cidade, Douglas Paiva, ao ser questionado sobre a importância do evento para a população, ressalta: "Além de ser um espaço de socialização, é uma oportunidade para adquirir produtos de qualidade para o consumo. Além de possuir um grande potencial pro agroturismo”.

Dentre as obrigações municipais, um exemplo está no documento “Municípios agroecológicos e políticas de futuro”, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), lançado em 2020 e atualizado em janeiro deste ano. A publicação mapeou mais de 700 iniciativas municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia em 531 municípios.

Apoio às feiras e circuitos curtos de comercialização aparece como tema principal dentre as políticas levantadas: 114 iniciativas. Alguns tipos de apoio que aparecem são: cessão de espaço público para realização da feira ou construção de um ponto fixo de comercialização, compra de barracas, apoio na logística para transportes, dentre outros.

Por sua vez, o Poder Legislativo da cidade, na noite do dia 10 de dezembro, durante sessão ordinária, aprovou em 2° turno na Câmara Municipal o Projeto de Lei 23/2021, que “Institui a Política Municipal de Agroindústria Familiar Rural e de Pequeno Porte de Processamento Artesanal do Município de Paula Cândido/MG", de autoria do vereador Vitor da Silva Carlos (Republicanos).

A lei tem por finalidade agregar valor à produção agropecuária, agrícola e extrativista vegetal, para o desenvolvimento rural sustentável, a promoção da segurança alimentar e nutricional da população e o incremento à geração de trabalho e renda. Entre os  objetivos do projeto estão fortalecer as ações de combate e de erradicação da pobreza e da fome e criar instrumentos de apoio para a formação de estoques reguladores da oferta por meio de financiamento ou de compra.

O texto do Legislativo seguiu para apreciação do Executivo que tem o prazo de 10 dias úteis estabelecido pela lei municipal. Depois desse tempo o projeto será automaticamente aprovado e, assim, deve ser promulgado oficialmente pelo presidente da Câmara, Revelino Lana (Democratas).

Vereador do Democratas Vitor Carlos em sessão ordinária na Câmara Municipal de Paula Cândido

As diferentes esferas da cidade mostram uma luta em comum, a de incentivar seus conterrâneos em seus trabalhos e diversas atividades. Esforço que os agricultores esperam que venha se realizar em todo território nacional, assim como a Organização das Nações Unidas (ONU) que lançou a Década da Agricultura Familiar, que está sendo implementada pela FAO e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Agricultura Familiar e Cooperativismo

Agricultura familiar garante 70% da mesa do brasileiro, mas está longe do agro 4.0