Opções vegetarianas na região central de Mariana

Por: Carolina Gabrich e Luciano Lobo.

O vegetarianismo é uma forma de alimentação que exclui o consumo de qualquer tipo de carne. Variados motivos estão ligados a esse novo estilo gastronômico, desde saúde, consciência ecológica e ambiental à religião. É um regime alimentar que está crescendo de maneira considerável em todo mundo. Segundo a revista Forbes, 70% da população mundial preocupa-se em reduzir o consumo de carne. No Brasil, a quantidade de vegetarianos é relevante, 14% segundo o IBGE, o equivalente a 29,2 milhões de pessoas.
 
A cidade mineira de Mariana, entretanto, parece não refletir essa realidade alimentar, já que não possui exclusivamente um restaurante voltado para a temática do não consumo de carne. Frente a essa realidade, exploramos as opções que os adeptos ao vegetarianismo encontram em restaurantes e lanchonetes na região central da cidade, e mostramos como os estabelecimentos se adaptam às necessidades dos moradores que optam pela restrição da carne, bem como ouvimos a opinião de adeptos e de especialistas no assunto.
 
Para isso, avaliamos as opções de comidas vegetarianas dos cardápios de 4 restaurantes: Pizzaria Chiara, Pastelaria Essência Mineira, Cervejaria Inconfidentes e Restaurante Rancho. Buscamos saber se possuem conhecimento sobre vegetarianismo e se estão abertos a readaptar o cardápio com novos pratos. Além disso, com base nas avaliações de quatro moradores vegetarianos da cidade, em conjunto com a opinião especializada de nutricionistas, preparamos um guia com os estabelecimentos que estão ou não apropriados a essa crescente realidade alimentar.
 
seu jadir produzinho pastéis em sua pastelaria
Na pastelaria Essência Mineira, o dono, "Seu Jadir", como é conhecido, realizando a produção de seus famosos pastéis. Foto: Luciano Lobo
 
Foi levado em conta, principalmente, a opinião de quem adere a essa nova maneira de alimentação, os vegetarianos. Em Mariana, por ser uma cidade universitária, muitos jovens se encaixam nessa nova perspectiva e foram peças fundamentais para compor a avaliação dos cardápios selecionados, assim como relatar como é a realidade de um vegetariano na cidade.
 
A maioria dos vegetarianos encontra dificuldades para achar restaurantes na região central da cidade com opções sem carne. Além disso, encontrar variedade de pratos nos estabelecimentos que possuem alguma opção vegetariana também é um empecilho para essas pessoas. Os pratos vegetarianos são escassos, e, na maioria das vezes, os restaurantes oferecem as mesmas alternativas, sem novidades. É comum encontrar apenas a mussarela como substituição, por exemplo. A abordagem das entrevistas se baseou em perguntas informativas, que buscaram analisar se há alguma dificuldade em encontrar restaurantes com opções vegetarianas na cidade, e quais são, normalmente, os restaurantes que essas pessoas frequentam; além de perguntas avaliativas relacionadas aos cardápios, em que foram analisados quesitos como variedade e vontade de experimentar os pratos, acessibilidade dos preços e se o estabelecimento seria indicado para outra pessoa vegetariana.
 
Ainda para compor esse guia, a opinião de nutricionistas em relação aos cardápios foi extremamente importante. Patrícia Orzil Tófani, de Santa Luzia, e a nutricionista especialista em saúde pública, Renilde Melo de Souza, de Teófilo Otoni, verificaram os cardápios, em geral, e, principalmente, as opções vegetarianas. Segundo elas, grande parte dos estabelecimentos observados não possui variedade de opções para os vegetarianos. Quanto ao valor nutricional, ponto de destaque comentado por elas, é mais uma questão negativa, pois a maioria dos pratos sem carne ofertados não são considerados nutritivos. Além disso, as especialistas também pontuaram o que poderiam acrescentar nesses cardápios, para torná-los mais variados e com maior quantidade de nutrientes.
 
dona nair produzindo pizza na pizzaria chiara
Na Pizzaria Chiara, Dona Nair abrindo uma das massas enquanto o expediente não começa. Foto: Carolina Gabrich
 
Para classificar quais restaurantes são acessíveis ao público vegetariano, foi necessário dividir as visitas aos estabelecimentos em duas partes. A primeira, com o intuito de recolher informações do cardápio e, posteriormente, encaminhar o material para análise das especialistas em nutrição e das vegetarianas. Todos os restaurantes avaliados, Pastelaria Essência Mineira, Pizzaria Chiara, Cervejaria Inconfidentes e Restaurante Rancho, se mostraram receptivos no compartilhamento de seus cardápios.
 
A segunda parte foi construída a partir de entrevistas com os proprietários ou funcionários dos estabelecimentos. Nessas entrevistas, buscamos entender qual é a opinião do proprietário do restaurante sobre o vegetarianismo, se ele está consciente sobre o assunto, se está aberto a adicionar novas opções ao cardápio, se recebe muitos clientes vegetarianos, entre outras perguntas que nortearam a análise. Muitos proprietários se mostraram por dentro da realidade vegetariana. Apesar dos cardápios não serem condizentes com suas opiniões, a maioria demonstrou o desejo de tornar o cardápio mais acessível aos clientes adeptos ao vegetarianismo.
 
A partir das informações colhidas nessas entrevistas, criamos, também, uma página de serviços, que tem o intuito de auxiliar os vegetarianos da cidade na busca pelos restaurantes. Para isso, essa parte do guia contém informações relevantes ao consumidor, como endereço, faixa de preço e telefone. Dessa forma, o cliente poderá obter todas as informações relevantes do restaurante de seu interesse, e optar pelo que mais se aplica a sua vontade ou necessidade no momento.
 
Clique aqui para conhecer o Guia Vegetariano: