Agricultura Familiar e NEA Inconfidentes divulgam processos seletivos

Março 5, 2020
cc

Criado por Marcelo Afonso em qui, 05/03/2020 - 11:36 | Editado por Lígia Souza há 4 semanas.

Dando mais um passo no processo de aquisição de gêneros alimentícios produzidos na região para abastecer os restaurantes universitários, o projeto de extensão "Agricultura Familiar na UFOP-Nupedes" abre chamada para a seleção de um novo bolsista dos cursos de Engenharia de Produção ou Economia, a partir do 2º período, e de um voluntário dos cursos de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Urbana com experiência ou interesse em cartografia digital.

As ações do programa são voltadas ao acompanhamento da compra institucional de alimentos da agricultura familiar e à busca por novos mercados para o grupo de agricultores associados ao projeto. Pretende-se também dar continuidade à cartografia dos agricultores familiares através do software QGIS.

Outro programa de extensão da Universidade que também abre oportunidades para novos estudantes é o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) da Região dos Inconfidentes. Neste ano, o objetivo é promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão para fortalecer a agricultura familiar local através da implantação de práticas agroecológicas que motivem a produção de alimentos orgânicos, o resgate, a valorização e a preservação de práticas tradicionais locais e da biodiversidade.

Para o NEA, são ofertadas uma bolsa e duas vagas para estudantes voluntários dos cursos de Engenharia Urbana, Engenharia Ambiental ou Arquitetura e Urbanismo. Os candidatos devem estar cursando a partir do 2º período e ter interesse em agricultura familiar e agricultura urbana.

Os interessados devem enviar carta de interesse e currículo para o e-mail mauricio.souza@ufop.edu.br até as 23h59 da próxima segunda-feira (9). Posteriormente, os selecionados serão entrevistados em dia a ser combinado.

OUTRAS OPORTUNIDADES - A professora Marisa Singulano também seleciona um estudante voluntário para o projeto de extensão "Agricultura Familiar". As ações são voltadas, principalmente, para o auxílio na organização de feiras para produtos da agricultura familiar dentro da UFOP. A vaga se destina a estudantes de qualquer curso de graduação, a partir do segundo período.

Além da oportunidade em extensão, a professora também seleciona um voluntário para integrar o projeto de pesquisa "Um panorama da agricultura familiar: um recorte da produção de alimentos orgânicos e de base agrícola como potencial produtivo nos municípios de Ouro Preto e Mariana". Os interessados precisam dispor de 15 horas semanais para as atividades de levantamento das condições socioeconômicas das famílias participantes do projeto na Universidade. A vaga é para estudantes de qualquer curso de graduação, a partir do terceiro período. Os interessados em qualquer uma das modalidades deve enviar carta de interesse e currículo para o e-mail marisasingulano@gmail.com, até a próxima terça-feira, (10).