Criado por Thaís Domingos em seg, 21/10/2019 - 15:25 | Editado por Patrícia Pereira há 4 meses.
Foto | Íris Jesus
Um grupo de estudantes do Lycee Saint-Marie Aire Sur la Lys conheceu, na semana passada, a produção agroecológica de famílias que fazem parte do Projeto Circula Agricultura. O grupo foi conduzido até a propriedade escolhida para visitação, pertencente ao casal Célia do Carmo Corcini e Júlio César Fortes de Paula, localizada em Monsenhor Horta, distrito marianense.
O Circula Agricultura é um projeto de extensão da UFOP criado em 2016 pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social (Nupedes) com o objetivo de realizar feiras de produtos agrícolas. Atualmente é coordenado pela professora Francisca Diana Ferreira Viana (Depro/UFOP).
A iniciativa é uma parceria da UFOP com a Associação dos Agricultores Familiares das localidades de Goiabeiras (Mariana) e Piedade de Santa Rita (Ouro Preto), e vem sendo uma alternativa de geração de renda, buscando valorizar a agricultura familiar e conscientizar o consumidor sobre a importância da alimentação saudável.
O Projeto promove as feiras agroecológicas semanalmente, às quartas-feiras, das 9h às 13h, no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, e no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), em Mariana. A feira oferece produtos saudáveis como frutas, verduras e legumes, cultivados sem agrotóxicos e vendidos a preço inferior ao de mercado. Também são vendidos bolos, queijos, carnes e roscas.