Diálogos entre Universidade, Educação Básica e Sociedade Civil

Coordenador: André Felipe Pinto Duarte

Situação: Vigente em 2020

Nome do bolsista/equipe: MARCELO LOURES DOS SANTOS - Docente / PAULA CRISTINA DE ALMEIDA RODRIGUES - Docente / JULIA RAYDAN DIAB - Bolsista

Resumo: O Programa UFOP com a Escola desenvolve um conjunto de ações extensionistas junto às escolas públicas do Território dos Inconfidentes, com o objetivo de promover o diálogo entre a UFOP e a Educação Básica, além de promover a formação continuada de professores, organizando-se em três frentes de atuação: (1) Mesas Permanentes, que se constituem como um espaço de discussão, reflexão e deliberações sobre ações conjuntas voltadas para a educação e formação no Território dos Inconfidentes, envolvendo representantes das Secretarias Municipais de Educação de Acaiaca, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e representantes da 25ª Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto; (2) Grupos de Trabalhos (GTs) voltados para a formação docente, pesquisa e intervenção em espaços escolares. O programa conta hoje com GTs nas áreas de Educação do Campo, Políticas Públicas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Infantil. (3) Projetos de intervenção em espaços educacionais formais e não formais, nas áreas de Educação do Campo, EJA e Educação Infantil. Durante a pandemia, a UCAE tem ampliado suas ações a partir de webinários, realizados regularmente, de forma a contribuir para a compreensão e enfrentamento dos desafios impostos à educação básica neste período. Contudo, observou-se que a realização dessas atividades coloca para a equipe da UCAE novos desafios no desenvolvimento de ferramentas que favoreçam a comunicação do programa e consiga ampliar sua abrangência, sua qualidade e sua capacidade de interação entre os diversos atores envolvidos. Diante deste cenário, a UCAE apresenta um projeto de comunicação, com o objetivo de desenvolver e ampliar as ações de sua comunicação com a Educação Básica e com a sociedade civil, que também necessita de informações sobre a Educação Pública. Para tanto, pretende utilizar ferramentas midiáticas para facilitar e aprimorar os meios para divulgação das ações da UCAE e de informações relevantes para a rede pública de ensino; ampliar a parceria com a Rádio UFOP para divulgação de conteúdos relativos às ações do programa e de temas relevantes à sociedade civil, bem como, com o mesmo fim, estabelecer contato com outros órgãos de comunicação do território dos inconfidentes; desenvolver e divulgar os webinários, tornando-se material permanente para a formação de professores. Nos sentidos apontados, este projeto pretende realizar essas atividades com a participação de um bolsista do curso de graduação em Jornalismo da UFOP, que será permanentemente orientado pelos integrantes da coordenação da UCAE e pelos membros da Mesa Permanente.

Dados de contato: ufopcomaescola.deedu@ufop.edu.br

Instagram: ufop.com.a.escola