Grupo de Estudos e o Estágio na EFA Paulo Freire: consolidando propostas de formação de professores na Educação do Campo

Coordenadora: Alexandra Resende Campos

Situação: Vigente em 2020

Resumo: O Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo no Território dos Inconfidentes (GiraCampo), vinculado ao Departamento de Educação e ao Programa UFOP com a Escola, da Universidade Federal de Ouro Preto, vem desenvolvendo várias atividades de formação docente, pesquisas e projetos de extensão. No primeiro semestre de 2019, o GiraCampo articulou uma parceria entre a Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP) e a UFOP. O objetivo desta ação foi propiciar que os estudantes dos cursos de licenciatura pudessem realizar seus estágios na EFAP. Esta parceria possibilita aos estudantes conhecerem outra realidade educativa, como a Pedagogia da Alternância e consegue suprir conteúdos e temas específicos das diferentes áreas do conhecimento, que se encontram em defasagem na EFAP. Atrelado as atividades do estágio, o GiraCampo pensou na criação de um Grupo de Estudos em Educação do Campo para fomentar as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas. Assim, este projeto tem por objetivo fortalecer e consolidar o Grupo de Estudos em Educação do Campo e os estágios dos estudantes das licenciaturas na EFAP. Para tanto, serão articuladas ações pedagógicas para estimular e orientar os estudantes e professores envolvidos no Grupo de Estudos e no estágio na EFAP. Espera-se com este projeto contribuir para a formação de professores e educadores para atuarem nas escolas do campo da Região dos Inconfidentes.