Implementação das Diretrizes Para a Educação Básica nas Escolas Estaduais do Campo na Região dos Inconfidentes

Coordenadora: Alexandra Resende Campos

Situação: Vigente em 2020

Resumo: Através de amplo diálogo entre diversos setores da sociedade, em dezembro de 2015 foi aprovada a resolução da Secretaria Estadual de Educação número 2820/2015, que institui as Diretrizes para a Educação Básica Nas Escolas do Campo de Minas Gerais. O objetivo deste documento é garantir melhorias na realidade educacional dos diferentes territórios camponeses de Minas Gerais (MINAS GERAIS 2015). O artigo 2º, Inciso II da referida resolução, altera os critérios de caracterização das escolas, sendo consideradas do campo, aquelas escolas localizadas no meio rural ou que atenda, predominantemente, populações do campo. A partir destas Diretrizes, foi realizada uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais com três universidades federais mineiras que dispunham do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com o objetivo de apoiar as escolas da rede estadual de educação de Minas Gerais no desenvolvimento de atividades pedagógicas referenciadas na matriz da Educação do Campo. O departamento de Educação da UFOP, através do Programa UFOP com a Escola, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto e com o curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFV, participa, desde o início de 2017, como colaborador neste projeto, desenvolvendo as atividades junto a duas escolas do campo da região dos Inconfidentes (Escola Estadual José Leandro – Santa Rita de Ouro Preto e Escola Estadual Monsenhor Morais – Furquim), tendo como coordenador o Prof. Dr. Marcelo Loures. A proposta deste projeto é ampliar as atividades de trabalho, a partir do segundo semestre de 2018, tendo como foco a Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio, localizada em Diogo de Vasconcelos. Neste sentido, serão desenvolvidas atividades de formação pedagógica voltada para os docentes e discentes dessa instituição, tendo por objetivo garantir a efetivação de práticas educativas que atendam as Diretrizes para a Educação Básica nas Escolas do Campo de Minas Gerais.