Dúvidas frequentes

Como saber qual é meu usuário e senha para a conta Google? 

Acesse o portal minhaUFOP e encontre seu usuário de email no canto superior esquerdo da página. A senha para acessar a conta Google será a mesma do portal minhaUFOP.

Como faço meu primeiro acesso? 

Acesse apps.ufop.br, digite seu endereço de email (com domínio @ufop.edu.br) e a mesma senha do portal minhaUFOP. Alunos devem utilizar o domínio @aluno.ufop.edu.br.

Sou ex-aluno da UFOP. Tenho direito a uma conta Google Worspace? 

As contas de e-mail de ex-alunos concluintes de curso (diplomados e titulados) são mantidas após a conclusão de vínculo. Somente ex-alunos não concluintes perdem o acesso.

Sou docente ou técnico-administrativo aposentado. Tenho direito a uma conta Google Workspace?

Uma vez que você possui acesso ao minhaUFOP, sua conta também foi criada de forma automática, podendo seguir os mesmo passos para acesso. Atenção: Servidores exonerados perdem vínculo com a instituição, assim, não tem acesso à contas de email.

Após o encerramento de minha conta @ufop.edu.br ou @aluno.ufop.edu.br, eu ainda terei acesso ao Google Drive?

Não, a conta Google Workspace engloba todos os serviços associados à mesma, assim você perderá acesso ao e-mail e todos os recursos associados ao mesmo, incluindo o Google Drive.

Posso alterar meu usuário da conta Google Workspace? 

Sim. É possível realizar a alteração de usuário uma única vez, pelo portal minhaUFOP -> Categoria SERVIÇOS -> GERENCIAMENTO DE EMAILS.

Após o encerramento da minha conta @ufop.edu.br eu posso redirecionar as mensagens para outra conta?

Não. Todos os redirecionamentos são suspensos quando a conta for encerrada.

Todos os sites da ufop também serão acessados pelo domínio ufop.edu.br? 

Não. A mudança para o domínio ufop.edu.br acontecerá apenas no email.

Esqueci a minha senha da conta Google, como faço para recuperá-la? 

O procedimento para recuperação é o mesmo no minhaUFOP, acesse AQUI e siga os passos necessários. A replicação da senha para a Google pode demorar alguns minutos.

Posso enviar e-mails a partir do Google com minha conta do domínio ufop.br?

SIM, clique AQUI para seguir o tutorial de como fazer a configuração correta.

Posso enviar e-mails da minha conta pessoal institucional (seunome@ufop.edu.br) utilizando o endereço da função/cargo que ocupo (diretor.setor@ufop.edu.br)?

SIM, clique AQUI para seguir o tutorial de como fazer a configuração correta.

Minha assinatura será migrada para o novo email?

Não. Clique AQUI para saber como criar nova assinatura.

Posso usar minha conta particular do Google para acessar os serviços do Google Apps for Education?

Contas particulares do Gmail NÃO poderão ser usadas para ter acesso aos serviços disponibilizados para o domínio '@ufop.edu.br' e ‘@aluno.ufop.edu.br’ 

Perdi mensagens ou arquivos que estavam hospedados no Google, consigo recuperá-los?

O Google tem um sistema de backup apenas para o serviço de e-mail. Para os demais serviços (Drive, Calendário, Contatos, etc) não será possível a recuperação dos dados perdidos. Para esses serviços o Google trata a lixeira como backup, então caso apague qualquer item é possível recuperar através da lixeira do sistema. Após a limpeza da lixeira não será mais possível recuperar o item.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o NTI pelo Sistema de Abertura de Chamados (https://nti.ufop.br/atendimento) ou pela Central de Atendimento (atendimento.nti@ufop.edu.br) com o assunto “Dúvidas” e informe seu problema juntamente com: seu nome completo e CPF. Após esse procedimento, aguarde o retorno do setor.