Olá, calouro(a)!
Seja muito bem-vindo(a) ao nosso curso de Administração.
Para auxiliar um pouco mais, você pode acessar o Manual do Aluno, disponível em: manual_do_calouro_revisado_08_de_fevereiro_2019.pdf (ufop.br)
Sabemos que não é fácil compreender tudo sobre o curso e sobre a instituição logo no início, mas não se preocupe montamos este guia para te auxiliar com algumas informações importantes e te dar uma mãozinha!
Duração e turno
O curso de Administração tem duração de 8 semestres, o que totaliza 4 anos de graduação. Sendo no turno Vespertino.
Local e mapeamento
O curso de Administração bem como as aulas ocorrem no Instituto Ciências Sociais Aplicadas, mais conhecido como ICSA, localizado bem no centro de Mariana, na Rua do Catete, 166.
No ICSA, há 3 prédios, o Padre Avelar, o bloco 1 e o bloco 2. O prédio do Padre Avelar é o que tem a estrutura mais antiga. São nos quadros de avisos deste prédio que todo início de período você poderá localizar em qual sala será sua aula de acordo com o suas disciplinas. Para isso, saiba que:
Padre Avelar: salas 101 a 201
Bloco 1: salas 01 a 05
Bloco 2: gabinetes dos professores
O colegiado do curso de administração e o departamento de administração ficam no segundo andar do Prédio Padre Avelar.
Matrícula
Todo período é necessário que sua matrícula seja renovada e para isso há prazos estabelecidos que são divulgados pela Instituição: via e-mail, portal Minha Ufop, site e redes sociais oficiais, portanto esteja sempre ligado nesses canais de comunicação para que não perca as datas definidas. Para compreender como realizar este reajuste de matrícula, acesse: Guia para Renovação de Matrículas
Biblioteca
O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira é das 08 às 21h
Classes de assuntos da Tabela CDU (Classificação Decimal Universal) para localizar assunto no acervo:
0. Generalidades. Ciência e conhecimento. Ciências da informação. Informática. Documentação. Biblioteconomia
1. Filosofia e psicologia
2. Religião. Teologia.
3. Ciências sociais. Sociedade. Política.Economia. Comércio. Direito. Seguro. Educação. Folclore. Estatística
4. Classe vaga. Não atribuída. Provisoriamente não ocupada.
5. Matemática e ciências naturais. Ciências puras
6. Ciências aplicadas. Medicina. Saúde. Tecnologia. Agricultura. Cozinha e culinária.
7. Belas artes. Arquitetura. Música. Design. Recreação. Turismo. Esportes. Jogos.
8. Linguagem. Língua. Linguística. Filologia. Literatura.
9. Geografia. Biografia. História
Biblioteca Digital no "Minha Ufop"
Bolsas Permanência, Alimentação e Auxílio Transporte
As bolsas oferecidas pela UFOP são programas que tem por objetivo diminuir as desigualdades sociais e auxiliar para que os alunos tenham condiçâo de permanência na universidade e possibilite dedicarem á vida acadêmica. Qualquer aluno da graduação ou pós graduação pode solicitar as bolsas, enviando toda a documentaçâo necessária conforme a situação. Para se inscrever no questionário e mais informações, acesse: Documentação - CPAE | Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ufop.br)
Carteirinha estudantil
Os alunos/funcionários de Mariana e João Monlevade, impossibilitados em comparecer ao setor de Carteiras, podem solicitar a carteira/crachá através do formulário on-line disponível em: www.sisbin.ufop.br na opção: Carteira Estudantil. Podendo ir à biblioteca para pegá-la.
Restaurante Universitário
Para acessar o RU, os alunos que possuem bolsas é necessário estar com a carteirinha em mãos, passá-la no "sensor", e assim consegue entrar para realizar suas refeiçôes, já para os que nâo tem é necessário recarregar o saldo da carteirinha no "Minha Ufop"(Dentro de Serviços, em SERVIÇO RU).As opções de pagamento são boleto (após o pagamento, a unidade bancária solicita um prazo de até três dias úteis para que o crédito fique disponível), Pix ou cartão de crédito (nessas duas modalidades, o prazo para que o valor fique disponível é de até três minutos). Na página também é possível consultar o saldo da carteirinha.
Horários de Funcionamento RU ICSA:
Almoço: 11h às 13h15
Jantar: 18h às 19h30
Prazo para trancamento de disciplina e de período
Quanto ao trancamento de disciplinas e período, você pode realizar até decorridos 25% do semestre letivo, via Minha UFOP, sem precisar de autorização de nenhuma instância. A data é indicada em calendário acadêmico, para cada semestre letivo. Após essa data, os trancamentos são considerados especiais, devendo ser devidamente justificados e comprovada a necessidade, passando pela análise do coordenador do curso e/ou do colegiado. Lembrando que você pode trancar, no máximo, 2 períodos e, no máximo, 2 vezes a mesma disciplina.
E-mails importantes:
- Colegiado do curso: coladmin.icsa@ufop.edu.br
Parte didático-pedagógica; trajetória acadêmica; risco de desligamento; integralização curricular; dúvidas sobre ATV100, requerimentos, aproveitamento de estudos.
- Coordenador do curso: favimoura@ufop.edu.br
Contato direto do atual coordenador do curso, responsável pelos despachos encaminhados pelo colegiado e também pela orientação acadêmica dos alunos do curso.
- Seção de ensino: seicsa.prograd@ufop.edu.br
Responsável pelo recebimento de requerimentos dos alunos, atendendo todos os cursos. A solicitação de requerimentos deve ser feita pelo seguinte formulário: http://bit.ly/requerimentoseicsa, usando o e-mail institucional.
- Departamento de Ciências Administrativas: decad@ufop.edu.br
Parte administrativa do curso; auxílio para viagens, apresentação de trabalhos; bolsas acadêmicas; frequência dos professores; localização de salas; responsável pelos laboratórios do curso.
- Diretoria do ICSA: diretoria.icsa@ufop.edu.br
Parte administrativa do Instituto como um todo; autorização para eventuais realização de eventos, uso de equipamentos; demandas administrativas que ultrapassem a instância do departamento.
ATV 100
Durante a graduação, é necessário que você participe de atividades extracurriculares do curso de Administração, essas são as Atividades Acadêmicas Científico-culturais, mais conhecidas como “ATV”. Para saber quais são, deixamos anexado um documento com o quadro de horas com as atividades contempladas e informações dos limites de cada uma. Atualmente, vocês devem integralizar 200 horas (currículo 3). O protocolo é realizado via formulário online, em data determinada em calendário acadêmico. Lembrando que essa etapa, para vocês que são alunos do curso de Administração, deve ser realizada quando estiverem cursando a partir do 5º período.
Estágio Obrigatório e TCC II
No curso de Administração, tanto no Estágio Obrigatório quanto no TCC II, além de se matricular nas respectivas disciplinas, você também deve se matricular nas ATV's correspondentes, a saber: ATV500 - Estágio e ATV600 - TCC. As informações para matrícula nessas atividades são enviadas após a inserção nas referidas disciplinas, não sendo realizada automaticamente. É necessário conferir o e-mail institucional e a plataforma Moodle para verificar os trâmites.
Materiais anexados
Em anexo estamos disponibilizando o Projeto Pedagógico do Curso, que tem além dessas informações já disponibilizadas, uma série de outras informações importantes que você possa se interessar, a matriz curricular, um documento que você pode acessar as disciplinas, as cargas horárias e as atividades que são exigidas para integralização do curso, e também o quadro de atividades (ATV100), que você consegue conferir a descrição da atividade e a carga horária máxima que poderá ser atribuída.
ppc.pdf | 3.25 MB | |
matriz_curricular.pdf | 33 KB | |
quadro_de_atv.pdf | 301 KB |