O que é

Visando uma formação mais ampla do Bacharel em Física, os alunos devem realizar atividades acadêmico-científico-culturais (AACC) para adquirirem habilidades e competências, não necessariamente no ambiente acadêmico. Elas constituem-se de um componente importante na matriz curricular porque levam o estudante a vivenciar a universidade de forma mais ampla. As AACC têm como objetivos principais:

  1. articular as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo estudante no contexto do curso de Bacharelado em Física;

  2. promover o relacionamento do estudante com a realidade social, econômica, cultural e de iniciação à pesquisa;

  3. estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, de permanente e contextualizada atualização profissional específica.

As AACC são computadas como horas na estrutura curricular por meio da componente curricular ATV100, em ambas as ênfases, para efeito de integralização do total da carga horária prevista para o curso (120 horas para a ênfase em Ciência dos Materiais e 120 horas para a ênfase em Física Básica).

Tais atividades podem ser presenciais e/ou à distância, desde que atendidas as exigências estabelecidas pelo curso (comprovação de participação com respectiva carga horária).

O controle das atividades complementares é realizado pela Coordenação do Curso.