Apresentação

 

A Universidade Federal de Ouro Preto foi constituída em 21 de agosto de 1969, pelo Decreto-lei nº 778, com a junção das centenárias e tradicionais Escola de Farmácia e Escola de Minas.

O primeiro Estatuto da UFOP, aprovado pelo Decreto nº 65.559, de 21 de outubro de 1969, estabeleceu como atribuições do Conselho Diretor a administração e a supervisão da Universidade.

Uma nova versão do Estatuto, homologada em 12 de outubro de 1972, determinou que a administração superior teria como órgãos deliberativos o Conselho de Administração; o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e o Conselho Universitário. 

Em 1997, o Estatuto aprovado pela Resolução Cuni nº 414, constituiu o Conselho Universitário (Cuni), como órgão máximo deliberativo e normativo da UFOP em matéria de diretrizes da Política Universitária; o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), como órgão superior de deliberação em matéria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão; e o Conselho de Curadores, como órgão deliberativo e consultivo em matéria de fiscalização econômica e financeira. 

O Estatuto de 1997 também criou a Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC), como órgão assessor e de apoio administrativo dos Conselhos Superiores da UFOP, que contribui para o registro histórico da Instituição.

O atual Estatuto da UFOP foi aprovado pela Resolução Cuni nº 1868 em 17 de fevereiro de 2017, passando a vigorar em 12 de agosto de 2021. O documento instituiu o Conselho Superior de Graduação (Congrad), o Conselho Superior de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep) e o Conselho Superior de Extensão e Cultura (Conec) em substituição ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), extinto em 17 de junho de 2021, atendendo ao disposto no parágrafo 5º do artigo 6º da Resolução Cuni nº 2361. O novo Estatuto também estabeleceu uma nova composição para o Conselho Universitário e para o Conselho Curador da Universidade.  

Atualmente o trabalho da SOC é desenvolvido por uma secretária executiva e uma assistente em administração. Entretanto, como a criação dos novos Conselhos acarretou no aumento do fluxo de dados e de atividades da Secretaria, para melhor execução das tarefas, a SOC passou a contar, interinamente, com o apoio das secretárias da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) no auxílio ao Congrad; do secretário da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) no auxílio ao Conec; e de um assessor designado para auxílio ao Conpep. 

Vale registrar os servidores que atuaram como secretários dos Conselhos Superiores e na SOC ao longo da história da UFOP:

 

Cynthia Maria Alves de Brito Andrade e Barros - Secretária Executiva  - 1991 a 2016

Arlete Auxiliadora Gomes - Secretária Executiva - 2001 a 2008

Betânia dos Anjos do Carmo - Assistente em Administração - 2008 a 2015

Tiago Teuber Marques - Assistente em Administração - 2015 a 2018

Tiago Magalhães Alves - Assistente em Administração - 2018 a 2019

Valesca Silva de Oliveira - Assistente em Administração - 2019 a 2020