Resumo: Este projeto busca continuar a promover ações junto a crianças de 4 a 8 anos em busca de construir, veicular e disseminar novas representações de gênero, alternativas àquelas hegemônicas na mídia, que reforçam as assimetrias do patriarcado e as desigualdades de gênero. Intenta, ainda, discutir com educadores novas estratégias para as abordagens de gênero na escola. Utiliza, para tanto, ferramentas da comunicação e representações veiculadas pela mídia, além da estratégia do brincar, investindo na ludicidade e na proximidade das linguagens de tais faixas etárias. A ideia é que esses sujeitos possam construir novos imaginários de gênero, que permitam a meninos e meninas identidades mais livres e com novos gendramentos. As demandas por ações desse tipo têm se mostrado urgentes no contexto nacional, diante dos ataques que os estudos e os movimentos de gênero têm enfrentado, e também no contexto marianense, em recebemos relatos e demandas de escolas para enfrentamentos das hierarquias de gênero, do machismo, da misoginia.
Coordenadora: Karina Gomes Barbosa (DEJOR)
Colaborador: André Luís Carvalho (DEJOR)
Bolsista: Mariana Ferreira (Jornalismo)
Voluntária: Karina Peres (Jornalismo)