Após ser selecionado como perito do Juízo, em agosto de 2020, o GEPSA apresentou, à 1ª Vara Cível da Comarca de Ouro Preto, o plano de trabalho do Projeto “Diagnóstico Social e Econômico e Execução do Plano de Reparação Integral de Danos para o Distrito de Antônio Pereira / Ouro Preto (MG)”, cujo objetivo geral é a elaboração de 4 produtos:
1. Cadastro: o objetivo principal do cadastro é fazer um levantamento de informações, identificando e registrando as pessoas atingidas e os danos materiais e imateriais sofridos por elas. Ele é o principal instrumento do diagnóstico socioeconômico, integrando-o.
2. Diagnóstico socioeconômico: o diagnóstico socioeconômico vai orientar as medidas a serem tomadas para a reestruturação econômica e social das pessoas atingidas, através do registro e organização das informações levantadas referentes aos danos e consequências negativas sofridos. Nesse sentido, o objetivo dele é dar suporte à criação dos planos de reparação.
3. Matriz de danos: ela objetiva fazer a identificação dos valores de referência para possibilitar o cálculo monetário da reparação dos danos sofridos pela comunidade.
4. Plano de Reparação Integral: Ele será feito através da criação de programas de reparação dos danos individuais, coletivos, difusos e sociais identificados e a definição da forma de execução dos programas criados.