Apresentação

O Laboratório de Biologia Celular e Molecular (LBCM) do DEFAR/EF/UFOP foi formalmente inaugurado no dia 22/05/1992. Sua criação decorre de atividades desenvolvidas pelos professores Dr. Ieso de Miranda Castro e Dr. Rogélio Lopes Brandão desde 1987, quando ambos se tornaram professores efetivos da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Construção e inauguração do LBCM

Inicialmente denominado de Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Microrganismos (LBFM), esta estrutura foi consolidada a partir de recursos oriundos de um convênio estabelecido entre a UFOP e a Universidade Católica de Leuven (Bélgica) pelo qual a UFOP se responsabilizaria pela construção da estrutura física do laboratório de pesquisa, com facilidades diversas tais como câmara fria, mobiliários, redes de energia, água e gás para suportar a instalação de diferentes equipamentos. Por outro lado, e com recursos do Ministério de Cooperação ao Desenvolvimento da Bélgica (cerca de US$ 450.000,00), a Universidade Católica de Leuven adquiriu equipamentos e material de consumo que permitiram a estruturação inicial do laboratório. Ainda como contrapartida, foram enviados à Bélgica vários pesquisadores brasileiros (da UFOP e de outras instituições) para a realização de estágios de pesquisa no laboratório do Prof. Johan Thevelein, sempre tendo leveduras como modelo de estudo.

 Instalações do LBCM no ICEB II  

O LBFM foi instalado inicialmente nas dependências do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP, onde se concentrava à época um grupo de pesquisadores do ICEB e de outras unidades empenhados na consolidação de estruturas de pesquisa e pós-graduação. Em função deste esforço comum, e sob a liderança do inesquecível Prof. Dr. Washisgton Luis Tafuri, foi criado o Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (NUPEB) da UFOP, institucionalizado pela Resolução do Conselho Universitário Nº 223 de 04/05/1994. Este Núcleo de natureza interdisciplinar e interacadêmica, unindo professores e disciplinas de diferentes departamentos e unidades da UFOP, foi o responsável pela criação de dois programas de Pós-Graduação na universidade: Ciências Biológicas e Biotecnologia, além de contribuir com a consolidação de outros nas áreas Biológica e da Saúde.

Instalações do LBCM no NUPEB

Em 2015, e já como LBCM, o laboratório foi transferido para a sede do NUPEB onde permaneceu até 2021, quando então foi realocado no prédio do Instituto José Badini, anexo à Escola de Farmácia, no Centro Histórico de Ouro Preto.                                                           

Atualmente, o LBCM conta com a participação de dois professores do DEFAR – Dr. Rogélio Lopes Brandão e Dra. Izinara Rosse da Cruz, com a colaboração do Prof. Dr. Aureliano Claret da Cunha (DEALI/ENUT) e com o apoio técnico da MSc Maria José de Magalhães Trópia, Técnica de Nível Superior da UFOP. Complementam a equipe pós-doutorandos, estudantes de doutorado e de mestrado, além de alunos de iniciação científica. 

Atuais instalações do LBCM