SAÚDE E APOIO INSTITUCIONAL

Durante a pandemia de coronavírus e no período de reabertura, os cuidados com a saúde física e mental – sejam relacionados ou não à Covid-19 – são fundamentais para que possamos passar por este momento com mais tranquilidade e segurança, além de contribuir para a diminuição da ocupação do sistema de saúde, principalmente nos atendimentos de urgência e emergência.


 

Atendimento psicológico, psicossocial e orientação estudantil

Os serviços de acompanhamento aos estudantes e servidores realizados no âmbito da Prace, pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis e pelo Centro de Saúde, estão sendo oferecidos de forma remota. Os agendamentos são feitos pelo e-mail portasabertas.csaude@ufop.edu.br e os atendimentos são realizados pelo Google Meet e por e-mail. As informações estão disponíveis na página da Prace.

A necessidade de retorno aos atendimentos presenciais deverá ser avaliada pelas equipes e pelas chefias, no momento do retorno das aulas presenciais. Qualquer alteração será informada pela página e pelas redes sociais da UFOP e pela página da PRACE.

App Minha UFOP: autoavaliação COVID-19

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus propôs o desenvolvimento de um aplicativo com o objetivo de auxiliar no mapeamento da exposição, contribuir para a disseminação de informação confiável e evitar o contágio pelo coronavírus na comunidade acadêmica da UFOP.

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) desenvolveu a funcionalidade que está disponível para smartphones por meio do aplicativo Minha UFOP. A proposta teve como referência os aplicativos desenvolvidos para mapeamento do coronavírus pelo SUS (Brasil) e pelo NHS (Inglaterra), com todas as análises e adaptações necessárias ao ambiente da UFOP.

Pelo aplicativo o usuário pode comunicar sua condição de saúde e fazer uma autoavaliação sobre os riscos de ter sido exposto ao coronavírus. Na autoavaliação, deve responder um questionário com informações sobre sintomas, presença de fatores de risco para desfechos negativos, contatos próximos com casos confirmados e testes realizados. Com a análise das informações oferecidas pelo usuário, o aplicativo faz indicações sobre possibilidade de contágio, necessidade de isolamento e busca de serviços de saúde.

Na segunda fase de desenvolvimento, o aplicativo permitirá também que os gestores dos serviços de saúde da UFOP, após checagem da informação prestada, possam emitir alertas para possíveis contatos de um usuário suspeito ou confirmado. Trata-se de uma modalidade de rastreamento de contatos que utilizará as informações da cidade em que se encontra o usuário; setor de lotação; disciplinas presenciais em que está matriculado e local de moradia (estudantes). Todos os dados dos usuários serão tratados com o sigilo garantido pela Lei Geral de Proteção de Dados.

O aplicativo já está disponível para a comunidade universitária, iniciando pela primeira fase, de autoavaliação dos usuários. A utilização é amplamente incentivada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, para que mesmo antes do retorno às aulas presenciais se possa aprimorar o conhecimento do cenário sobre a população exposta e a população suscetível ao coronavírus.

Atendimento de saúde: o que fazer em caso de sintomas?

O aplicativo Minha UFOP possui a função autoavaliação. Apesar de não substituir a consulta médica, ela fornecerá orientações importantes quanto à necessidade de isolamento e busca de atendimento médico de urgência.

Caso apresente sintomas leves (como tosse seca, dores, dor no corpo) em casa, o usuário deve comunicar sua chefia imediata ou coordenação de curso. Caso sinta falta de ar e febre alta, deve procurar atendimento médico imediato. Caso os sintomas comecem ou sejam percebidos dentro da UFOP, deve comunicar imediatamente sua chefia imediata ou coordenação de curso.

Os indivíduos com sintomas gripais que necessitam de atendimento médico devem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência do bairro ou região onde reside para realizar uma consulta. Outra possibilidade é procurar atendimento no Hospital de Campanha, que funciona 24 horas. No Campus Morro do Cruzeiro, a sala de atendimento de pacientes com suspeita ou confirmados para Covid-19 possui uma entrada exclusiva e sinalizada.

Sempre que procurar atendimento de saúde deve-se comunicar imediatamente que está com sintomas respiratórios, mantendo sempre o distanciamento social e o uso de máscara. Caso tenha sintomas respiratórios deve-se evitar usar transporte público.

A prefeitura de Ouro Preto possui telefones para orientação e encaminhamento de pacientes com suspeita de Covid-19: (31) 3559-3299, (31) 3559-3258 e (31) 98431-5603. Em Mariana os telefones disponibilizados pela prefeitura são: Whatsapp Responde da Saúde (31) 9 9712-4008 e Whatsapp Saúde Mental (31) 9 9685-9945, ou (31) 3557-4222. Para informações sobre coronavírus em João Monlevade, a prefeitura atende nos telefones: (31) 98766-4600 ou (31) 3852-4402.


 

 

Editais de inclusão digital

A UFOP iniciou o processo de concessão do Auxílio Inclusão Digital a partir da Portaria Prace nº 11, de 16 de julho de 2020, que considerou as Resoluções Cuni nº 2.337 (atualmente revogada) e Cepe nº 8.000 para instituir o auxílio como estratégia de combate à desigualdade no acesso às ferramentas digitais no contexto de enfrentamento à pandemia de Covid-19, sendo posteriormente ratificada pelo Cuni pela Resolução nº 2.373.

O Auxílio Inclusão Digital é um benefício provisório de acesso a recursos financeiros para aquisição de plano de internet banda larga indicado para a realização de atividades acadêmico-científicas em Período Letivo Especial (PLE), de modo a proporcionar o alcance do desempenho acadêmico e a permanência do discente durante o tempo de vigência das atividades remotas.

São beneficiários do Auxílio Inclusão Digital os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, modalidade presencial, sendo que, do total de auxílios ofertados, 5% são destinados a estudantes com deficiência. A concessão do auxílio é feita por um período máximo de 12 meses para estudantes regularmente matriculados no PLE, sempre que ofertado, ou, na ausência deste, no período regular vigente.

Observada a disponibilidade orçamentária e financeira da Prace e da Lei Orçamentária Anual, foram criadas quatro modalidades de Auxílio Inclusão Digital:

Quadro 3 - Modalidades de inclusão digital

Modalidade

Objeto

Valor

Frequência

I Prace

(Edital 12, 17/07/2020)

Contratação de internet banda larga.

R$100,00

12 meses

II MEC

(Edital 12, 17/07/2020)

Fornecimento de dados móveis ilimitados para acesso a conteúdos relacionados às atividades acadêmicas.

Oferta de dados móveis

6 meses

III Aquisição/Locação

(Edital 13, 18/08/2020)

Aquisição/locação de notebook, desktop ou tablet.

R$1.200,00

Parcela única

IV Manutenção/Aprimoramento

(Edital 13, 18/08/2020)

Aquisição/contratação de serviço de manutenção/aprimoramento de Computadores.

R$500,00

Parcela única

 

As modalidades III e IV foram destinadas apenas aos alunos de graduação e pós-graduação bolsistas da Prace com avaliação socioeconômica vigente.

A prestação de contas é feita a partir da comprovação a ser realizada pelo aluno por meio do Sistema Consulta Bolsas Aluno na Minha UFOP, devendo o beneficiário anexar o comprovante de pagamento do serviço.