CENÁRIO ATUAL

Em 20 de março de 2020 foi declarada a transmissão comunitária da Doença pelo Coronavírus 2019 (Covid-19) em todo o território nacional. Com isso, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) realizou a adaptação do Sistema de Vigilância de Síndromes Respiratórias Agudas, visando orientar o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para a circulação simultânea do novo coronavírus (Sars-CoV-2), influenza e outros vírus respiratórios no âmbito da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) (Portaria GM 188/2020). A partir de então esses bancos de dados têm sido alimentados pelos municípios brasileiros, permitindo a análise da epidemia no país.

Desde o início da pandemia, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) tem desenvolvido estratégias de ação. Entre elas está a construção do Protocolo de Ações para a Retomada Gradual das Atividades, desenvolvido pelo Comitê de Enfrentamento do Coronavírus. O documento foi construído considerando as características específicas das unidades da UFOP nas quatro cidades em que atua (Ouro Preto, Mariana, João Monlevade e Belo Horizonte). Foram observados, então, protocolos de ação para espaços como laboratórios, salas de aula, espaços administrativos, bibliotecas, auditórios.

O objetivo central é garantir um retorno às atividades construído de forma coletiva, considerando necessidades e condições variadas e com segurança sanitária. Por isso, o protocolo se organiza em seis eixos: 1) o cenário atual, que traz um panorama epidemiológico e das ações da instituição na pandemia; 2) os protocolos de ação coletiva, nos espaços compartilhados; 3) os protocolos de ação individual, que consideram os posicionamentos dos sujeitos que afetam direta ou indiretamente a coletividade; 4) as atividades acadêmicas de sala de aula e de campo; 5) as ações de saúde e apoio institucional promovidas pela UFOP; 6) as classificações e etapas de retomada das atividades, que se apoiam nos eixos anteriores e são apresentadas de maneira mais explícita.

O protocolo de ações da UFOP é pensado para ser acessado constantemente pelos usuários dos espaços da Universidade. Seu acesso é livre e gratuito pelo site da Instituição. Com estrutura de manual, pode ser consultado por espaço, por processo ou por etapa de retomada. De acordo com a evolução da pandemia, do cenário epidemiológico nacional e das ações, pode ser atualizado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP.