A UFOP: espaços e configuração da comunidade acadêmica

A Universidade Federal do Ouro Preto é a quarta maior Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes) do estado de Minas Gerais. Foi criada no dia 21 de agosto de 1969, com a junção das centenárias e tradicionais Escolas de Farmácia e de Minas. Em 1995 foi transferida para o campus Morro do Cruzeiro. Ao longo dos anos a Universidade cresceu e ampliou seu espaço físico, ganhando novos cursos, professores e colaboradores.

A Instituição atua norteada pelos princípios vigentes em seu Estatuto e Regimento e tem como missão produzir e disseminar o conhecimento científico, tecnológico, social, cultural, patrimonial e ambiental. Seu objetivo é contribuir para a formação do sujeito como profissional ético, crítico-reflexivo, criativo, empreendedor, humanista e agente de mudança na construção de uma sociedade justa, desenvolvida socioeconomicamente, soberana e democrática. Na busca de seus ideais e valores, a UFOP visa ser uma Universidade de excelência e reconhecida pela produção e integração acadêmica, científica, tecnológica e cultural, comprometida com o desenvolvimento humano e socioeconômico do país (UFOP, 2018). Possui três campi, distribuídos em três municípios: Campus Ouro Preto, Campus Mariana e Campus João Monlevade. As unidades estão distribuídas da seguinte maneira:

• Campus Ouro Preto: Escola de Farmácia; Escola de Minas; Escola de Nutrição; Escola de Medicina; Escola de Direito, Turismo e Museologia; Instituto de Ciências Exatas e Biológicas; Instituto de Filosofia, Artes e Cultura; Centro de Ensino a Distância; Escola de Educação Física.

• Campus Mariana: Instituto de Ciências Humanas e Sociais; Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

• Campus João Monlevade: Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas.

Além disso, a UFOP possui 36 polos de apoio presencial nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia, por convênios intermediados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Atualmente, a oferece 55 cursos de graduação. Quanto à pós-graduação, são ofertados 32 cursos de mestrado acadêmico ou profissional, 15 programas de doutorado e 10 especializações. No total, são mais de 11 mil alunos (graduação e pós-graduação), 928 docentes efetivos e substitutos e 728 servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) (UFOP, 2019).