A UFOP no enfrentamento ao coronavírus

O enfrentamento ao coronavírus na UFOP iniciou-se com a suspensão das atividades presenciais por tempo indeterminado em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Cuni) em 17 de março de 2020. A Resolução Cuni nº 2.337, que regulamentou a adoção do conjunto de ações e recomendações de prevenção da disseminação do coronavírus, definiu a suspensão imediata das atividades presenciais da graduação, pós-graduação e extensão, bem como do funcionamento dos restaurantes universitários, bibliotecas, museus e cinema, além da realização de eventos institucionais e do afastamento de servidores para viagens. Foram mantidas presencialmente apenas as atividades administrativas que não podem ser interrompidas e algumas pesquisas e atividades extensionistas.

A Resolução Cuni nº 2.338, de 25 de março de 2020, suspendeu os componentes curriculares presenciais e remotos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFOP. O documento determina que atividades presenciais dos cursos não serão substituídas por atividades remotas e recomenda a adoção desta modalidade para o desenvolvimento de atividades extracurriculares.

Em 7 de julho de 2020, o Cuni aprovou a Resolução nº 2.368, que revogou as Resoluções Cuni nº 2.337 e nº 2.338 e adotou um novo conjunto de ações e recomendações de prevenção da disseminação do coronavírus na UFOP. As atividades presenciais de pós-graduação permaneceram suspensas, podendo ser desenvolvidas remotamente. A decisão decorre de uma deliberação dos colegiados dos cursos de pós-graduação da Universidade.

Já as atividades acadêmicas de ensino de graduação, aulas presenciais e excursões extracurriculares seguem suspensas por tempo indeterminado, com a autorização de oferta remota do Período Letivo Especial (PLE).

O PLE foi regulamentado pela Resolução Cepe nº 8.000, aprovada em 7 de julho de 2020. O documento trata de disciplinas obrigatórias, eletivas e optativas. Os TCCs, estágios e outros componentes curriculares referentes ao período letivo 2020/1 seguiram de acordo com a manifestação do orientador e da coordenação do curso. Nesse caso, foram observados aspectos didáticos e acadêmicos, além das orientações das autoridades sanitárias. O PLE foi aprovado apenas para a graduação. Na pós-graduação, as atividades remotas já estavam autorizadas pela Resolução Cuni nº 2.368.

Em 3 de agosto de 2020 foi aprovada a Resolução Cuni nº 2.373, que regulamentou os auxílios emergenciais concedidos pela UFOP em razão da pandemia da Covid-19. Com este documento, foi criado o Auxílio Alimentação Emergencial, resultante das demandas geradas pela suspensão dos restaurantes universitários, e o Auxílio Inclusão Digital, como estratégia de combate à desigualdade no acesso às ferramentas digitais, no enfrentamento à pandemia.