Desastre na Bacia do Rio Doce: Desafios para a Universidade e Para Instituições Estatais

Desastre_livro

O capítulo 5, intitulado, “Desafios para uma prática científica crítica diante do desastre na bacia do rio Doce”, é de autoria da Rede de Pesquisa Rio Doce, constituída pelos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Homa – Centro de Direitos Humanos e Empresas e PoEMAs - Núcleo Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade, ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Organon – Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Mobilização Social, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O capítulo traz a preocupação comum entre esses grupos de pesquisa em compreender como a ciência e a própria universidade estabelecem relações duvidosas ou mesmo indesejáveis com empresas e os interesses econômicos. Nesse sentido há uma questionamento acerca da ideia de neutralidade científica, revelando que mesmo aqueles que defendem esta ideia atuam imersos a uma série de subordinações das próprias empresas mineradoras.

Organizadoras: Cristiana Losekann e Claudia Mayorga

Ano: 2018