Seminário de Balanço de dois anos do Rompimento da Barragem de Fundão

 

SOBRE

Os objetivos do seminário foram de apresentar informações e discussões acerca do desastre-crime de Mariana – Rio Doce e criar um espaço para intercâmbio entre movimentos sociais e acadêmicos sobre este desastre, mas, também, sobre a situação ampla de territórios afetados por projetos neoextrativistas no Brasil. Pretendeu-se, assim, permitir o fortalecimento de vínculos entre diferentes grupos afetados por tais projetos e debater estratégias de resistência e construção de alternativas. 

O Seminário foi organizado em torno dos seguintes temas: Histórico e balanço político-institucional dos 2 anos; Balanço das medidas de reparação; Balanço das dinâmicas territoriais; Balanço de atuação de corporações e violações de direitos. Tais temas serão debatidos em mesas que contarão com apresentações curtas de grupos de pesquisa, atingidos, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. 

As apresentações das mesas junto com os debates abertos à participação do público foram sistematizados gerando um documento que será apresentado como a Carta do Rio Doce onde apresentou-se críticas, repúdios, princípios norteadores e demandas relativas às discussões do desastre-crime.

 

Para mais informações clique aqui

 

carta_do_rio_doce.pdf287 KB