Apresentação

Em  09 de outubro de 2014, aconteceu a solenidade de inauguração do Centro Tecnológico de Geotecnia Aplicada (CTGA) do Núcleo de Geotecnia (NUGEO) Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.

O CTGA foi planejado para ser um centro de excelência científica para o desenvolvimento tecnológico do estado de Minas Gerais nas áreas de Geotecnia e referência de infraestrutura integrada para estudos de engenharia aplicada no país. A estrutura física do CTGA é constituída por um bloco em dois pavimentos e compreende uma área total de cerca de 2100m² com 13 laboratórios, além de espaços para docentes, discentes e salas de aula.

Além do reitor, prof. Marcone Jamilson Freitas Souza e do direitor da Escola de Minas, prof. Issamu Endo, o direitor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, e o diretor de operações da Vale Fertilizantes, Marconi Vianna, marcaram presença na inauguração. Para a construção do prédio, a Vale contribuiu com investimentos da ordem de R$ 2,8 milhões para a construção.

Trata-se de uma estrutura laboratorial com infraestrutura para ensino, pesquisa e setor administrativo do NUGEO. Possui área total de 2.100m2, com espaço para docentes, discentes, salas de aula e multimídia, espaço para a coordenação (salas para secretarias e de reuniões), além dos seguintes 12 laboratórios:  (i) Mecânica dos Solos (caracterização), (ii) Mecânica dos Solos (Ensaios Especiais); (iii) Geotecnia de Pavimentos; (IV) Rejeitos de Mineração; (v) Ensaios de Grande Porte; (vi) Mecânica de Rochas; (vii) Cartografia Geotécnica e Aerofotogrametria; (viii) Hidrogeotecnia; (ix) Métodos Numéricos; (x) Modelos Físicos; (xi) Geossintéticos;  (xii) Sedimentrometria.

23