Laboratório de Geotecnia de Pavimentos

Situado no primeiro pavimento do Centro Tecnológico de Geotecnia Aplicada (CTGA), o laboratório dedica-se a atividades relacionados à geotecnia dos pavimentos. Com contribuição dos demais laboratórios do CTGA, são executados ensaios de caracterização e classificação dos solos, bem como a análise das suas propriedades físicas e mecânicas enquanto material componente da estrutura dos pavimentos.

Ensaios da metodologia MCT

MCT é uma tecnologia brasileira para análise e classificação de solos tropicais para finalidades rodoviárias. A tecnologia visa reconhecer o comportamento dos solos brasileiros a partir de ensaios das condições mecânicas e hídricos de corpos de prova em dimensões reduzidas. Essa metodologia foi apropriada e normatizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, compondo a série de Métodos de Ensaio para a engenharia rodoviária. São ensaios que compõem a classificação MCT:

  • Mini-MCV;
  • Determinação da perda de massa por imersão;
  • Mini-CBR e expansão;
  • Compactação Mini-Proctor.
mct

Expansibilidade DNIT

O ensaio de expansibilidade normatizado pelo DNIT (160/2012 – ME) avalia a variação, expressa em porcentagem, de volume de um solo, com condições especiais de compactação. Os dados de expansão são de relevante importância para pesquisas e projetos rodoviários, ajudando a definir o comportamento do solo enquanto material de sub-base ou base de pavimentação, mediante a presença de água.

expansibilidade

 

 

Ensaio de compactação

É um método de estabilização mecânico, desenvolvido segundo metodologia Proctor que tem como principal objetivo traçar a curva de compactação, que representa uma correlação entre o teor de umidade e a massa específica seca de um solo quando compactado com uma determinada energia.

compactação

 

Ensaio de CBR e Expansão

O ensaio de CBR é determinado através da relação entre a pressão necessária para penetrar um pistão cilíndrico padronizado em um corpo de prova de um determinado solo, e a pressão necessária para penetrar o mesmo pistão em uma brita graduada padrão.

O ensaio também permite a obtenção de outro parâmetro importante relacionado com a durabilidade, que é o índice de expansibilidade do solo, pois em uma etapa do ensaio, o solo é imerso em água por quatro dias, possibilitando a análise da expansão da amostra ensaiada.

cbr

 

Light Weight Deflectometer (LWD)

Trata-se de um ensaio dinâmico de placa utilizado para a estimativa da capacidade de suporte do subleito e infraestrutura de pavimentos. Tem sido utilizado, com sucesso, em processos de controle de qualidade da compactação em camadas de subleito, sub-base, base e contrução de pavimentos flexíveis.

lwd