No laboratório de Geossintéticos do Centro Tecnológico de Geotecnia Aplicada – CTGA, são realizados os ensaios de Resistência à Tração, Cisalhamento de Interface Geossintético/Solo ou geomateriais, e Determinação de Espessura a Pressões Especificadas. O laboratório está em fase de implementação e novos ensaios serão realizados em breve.
Saiba as linhas gerais sobre os ensaios que realizamos:
- Resistência à Tração: consiste em submeter amostras de geossintéticos ao tracionamento em um equipamento especializado, objetivando a obtenção de parâmetros mecânicos destes materiais: resistência máxima à tração, deformação no carregamento máximo e rigidez à tração (relação entre a carga e a deformação).
- Cisalhamento na Interface Geossintético/Solo: ao analisar a resistência ao cisalhamento na interface geossintético/solo, são observadas duas forças e as tensões homônimas: normal (atua perpendicularmente à interface) e cisalhante (paralela à interface). A resistência às tensões cisalhantes (a uma dada tensão normal) é dependente de dois parâmetros: coesão aparente (adesão entre geossintético e solo) e ângulo de atrito entre geossintético e solo. Estes parâmetros são determinados ensaiando geossintéticos em contato com uma areia-padrão, utilizando aparelhagem de cisalhamento direto
- Determinação de Espessura a Pressões Especificadas: o princípio deste ensaio é posicionar o cp entre uma placa plana, horizontal e lisa e a face de uma placa circular de compressão, denominada sapata de carregamento, que aplica uma pressão especificada em uma área de dimensão definida, situada no interior da área do cp. Neste sentido, para cada nível de pressão especificado, o objetivo é determinar a espessura do geossintético.
O Laboratório é coordenado pelo Prof. Dr. Lucas Deleon (lucas@ufop.edu.br) e assessorado pelo TAE MSc. Luiz Cardoso (luiz.cardoso@ufop.edu.br).