Laboratório de Mecânica das Rochas

No laboratório de Mecânica das Rochas do Centro Tecnológico de Geotecnia Aplicada – CTGA, são realizados os ensaios de Compressão Uniaxial, Carga Pontual (Point Load Test - PLT), Brasileiro (Diametral) e Esclerômetro (Martelo de Schmidt). Os equipamentos são automatizados e de fabricação nacional (Martins Campelo). Os procedimentos baseiam-se em: Normas Espanholas (UNE), Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas (ISRM), Sociedade Americana para Testes e Materiais (ASTM), em Eurocódigos que são Normas Europeias Experimentais e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Saiba as linhas gerais sobre os ensaios que realizamos:

  • Resistência à Compressão Uniaxial: consiste em determinar parâmetros de resistência (resistência máxima à compressão uniaxial) de amostras de rochas ao serem comprimidas por uma prensa.

 

  • Compressão Simples com Medida de Deformação: consiste em determinar parâmetros de deformação (deformação associada à resistência máxima da rocha à compressão uniaxial e constantes elásticas) de amostras de rochas ao serem comprimidas por uma prensa.

 

  • Carga Pontual (Point Load Test - PLT): consiste em determinar a resistência a carregamentos pontuais (diametral, axial, de bloco, de fragmentos ou blocos irregulares) de amostras de rochas ao serem comprimidas por uma prensa.

 

  • Ensaio Brasileiro (Diametral): consiste em analisar a resistência à tração de amostras de rochas ao serem carregadas radialmente.

 

  • Esclerômetro (Martelo de Schmidt): consiste em aplicar o esclerômetro, equipamento similar a um martelo, sobre a superfície da rocha. Possui um sistema de mola, de forma que ao se deformar, um valor de rebote do esclerômetro é determinado. Por fim, por meio de relações matemáticas, com o rebote é possível estimar a resistência à compressão uniaxial e o módulo de elasticidade da rocha.

 

O Laboratório é coordenado pelo Prof. PhD. Pedro Alameda (pedroalameda@ufop.edu.br) e assessorado pelo TAE MSc. Luiz Cardoso (luiz.cardoso@ufop.edu.br).