Apresentação

cbd485440c256d5f195cb1f7f8504ed8

A história do CTGA

Em 09 de outubro de 2014, aconteceu a solenidade de inauguração do Centro Tecnológico de Geotecnia Aplicada (CTGA) do Núcleo de Geotecnia (NUGEO) da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.

O CTGA foi planejado para ser um centro de excelência científica para o desenvolvimento tecnológico do estado de Minas Gerais nas áreas de Geotecnia e referência de infraestrutura integrada para estudos de engenharia aplicada no país. A estrutura física do CTGA é constituída por um bloco em dois pavimentos e compreende uma área total de cerca de 2100m² com 13 laboratórios, além de espaços para docentes, discentes e salas de aula.

Além do reitor, prof. Marcone Jamilson Freitas Souza e do direitor da Escola de Minas, prof. Issamu Endo, o direitor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, e o diretor de operações da Vale Fertilizantes, Marconi Vianna, marcaram presença na inauguração. Para a construção do prédio, a Vale contribuiu com investimentos da ordem de R$ 2,8 milhões para a construção.

 

O CTGA hoje

Atualmente, esta estrutura laboratorial é aproveitada para ensino, pesquisa e setor administrativo do NUGEO. Possui área total de 2.100m2, com espaço para docentes, discentes, salas de aula e multimídia, espaço para a coordenação (salas para secretarias e de reuniões), além dos seguintes 12 laboratórios:

  1. Mecânica dos Solos (caracterização)
  2. Mecânica dos Solos (Ensaios Especiais)
  3. Geotecnia de Pavimentos;
  4. Rejeitos de Mineração
  5. Ensaios de Grande Porte
  6. Mecânica de Rochas
  7. Cartografia Geotécnica e Aerofotogrametria
  8. Hidrogeotecnia
  9. Métodos Numéricos
  10. Modelos Físicos
  11. Geossintéticos
  12. Sedimentometria

A equipe do CTGA destaca pela profissionalidade e a vocação pesquisadora, querendo ir sempre além do puro resultado de cada ensaio para poder entender melhor a imensa gama de fenómenos atrás de cada processo laboratorial da gênese do material natural com a que a geotecnia trabalha. O desejo de conhecimento dos profissionais CTGA, junto com a natureza transversal da geotecnia, levam à constante colaboração com outras áreas de conhecimento e aplicação industrial.

23