Atividades extensionistas

A partir do momento em que foi decretada a pandemia no Brasil e foram instituídas as orientações relacionadas às medidas de prevenção, tais com o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais em diversas instituições, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) determinou a suspensão das ações presenciais, de acordo com a Resolução Cuni nº 2.337.

Devido à importância das atividades de extensão universitária para abordar diversos aspectos de saúde física, mental, nutricional e questões psicológicas e emocionais que impactam as comunidades na área de abrangência da UFOP, foi dada a oportunidade para que os coordenadores das ações extensionistas revisassem seus Planos de Trabalho a fim de executar atividades de forma remota. Considerou-se também a possibilidade de essas atividades ajudarem a mitigar os diversos efeitos do isolamento social relacionados à saúde mental, tais como ansiedade, risco de depressão.

Já no segundo semestre de 2020, o Comitê de Extensão deliberou que as ações submetidas à segunda etapa do edital de registro deveriam apresentar propostas relacionadas, direta ou indiretamente, à pandemia do novo coronavírus. Além da produção de informações, de modo interdisciplinar, relevantes às várias perspectivas da pandemia e dos processos desencadeados por ela, foram apresentadas algumas provocações para fomentar ideias e novas sugestões:

  1. Como podemos assistir e dialogar com as comunidades que não possuem acesso às tecnologias digitais?

  2. Por outro lado, estamos vivenciando um momento em que a cultura e a arte estão sendo fundamentais para amenizar a ansiedade das pessoas neste isolamento social.

  3. O exercício físico e a meditação também são essenciais, promovendo a saúde bio-psico-sócio-espiritual.

  4. Como auxiliar as diversas famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica?

  5. Como gerar oportunidades para enfrentarmos a pandemia em conjunto com as comunidades da nossa região?

Como resultado deste movimento, a UFOP conta com 225 ações de extensão vigentes em 2020, todas desenvolvidas de modo remoto. O retorno às atividades de extensão presenciais somente se dará após a liberação das atividades acadêmicas presenciais, conforme nova deliberação a ser avaliada pelo Cuni. As exceções deverão ser avaliadas caso a caso e aprovadas pelo órgão colegiado de extensão da UFOP.