Museus e espaços de ação cultural

Devido à pandemia de coronavírus e às restrições impostas pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária, as atividades presenciais nos museus e espaços de ação cultural também foram suspensas. Neste protocolo são apresentadas recomendações para o processo de retomada, sempre seguindo o que preveem as etapas 4, 3, 2 e 1, descritas na “Parte 6 – Classificação de etapas e ações possíveis”.

Museus universitários da UFOP - Museu da Farmácia e Museu de Ciência e Técnica

A Universidade Federal de Ouro Preto possui um expressivo acervo museológico sob a responsabilidade do Museu da Farmácia (MPh) e do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas (MCT/EM). As coleções foram reunidas ao longo da trajetória de ensino da Escola de Farmácia, criada no ano de 1836, precursora do ensino farmacêutico no país, e da Escola de Minas, primeira instituição de ensino superior nas áreas de Engenharia de Minas e Metalurgia.

A responsabilidade dos museus inclui não apenas as exposições, mas as ações de cuidado, preservação e valorização da memória científica e tecnológica nacional. Os museus funcionam em prédios históricos, tombados, no centro de Ouro Preto. Antes da pandemia eram abertos tanto a visitação, nos espaços dedicados às exposições de longa e curta duração, como à realização de pesquisas, ações educativas e fruição do público em geral. As atividades de visitação e pesquisas nos dois museus encontram-se suspensas.

Protocolo de ações: visitantes e serviços nos museus

A reabertura à visitação dos museus da UFOP seguirá o que prevê o “Quadro 6 - Diretrizes e orientações de acordo com as quatro fases para as atividades presenciais”. Neste momento, as seguintes ações devem ser seguidas:

1. Promover medidas de prevenção sanitária, higienização das mãos, etiqueta respiratória, distanciamento social, higienização e desinfecção de superfícies, além da monitorização de sintomas e da proteção individual.

2. Informar publicamente, de maneira impressa e afixada na porta de entrada, o número máximo de pessoas permitido no museu. Esta informação deverá ser ajustada sempre que uma nova fase do protocolo de retomada for iniciada.

3. Disponibilizar álcool gel na entrada e na saída do recinto.

4. Garantir os EPIs necessários à implementação das medidas de prevenção: máscaras cirúrgicas ou comunitárias, viseiras, soluções desinfetantes, luvas, entre outros.

5. Garantir a definição de lotação máxima dos espaços expositivos e de circulação (1 pessoa/10 m2) e distanciamento social apropriado (1,5 m entre pessoas), privilegiando, se possível, percursos de sentido único.

6. Promover a ventilação do ambiente, evitando, sempre que possível, o uso de ar-condicionado.

Cine Teatro Vila Rica

A UFOP adquiriu, em meados dos anos 1980, o antigo prédio do Cine Teatro Vila Rica, localizado em frente ao Chafariz dos Contos, com o objetivo de garantir programação regular de cinema (único na cidade), além de utilizá-lo para palestras, encontros, seminários e eventos comunitários em geral.

Desde 2017 a edificação do Cine Teatro Vila Rica encontra-se fechada para o público e as atividades de cinema têm acontecido no Auditório do Anexo I do Museu da Inconfidência.

As exibições cinematográficas e outras atividades presenciais continuam suspensas, mas o Cine Teatro Vila Rica tem realizado projetos e atividades de modo remoto.

Protocolo de ações: visitantes e serviços no Cine Teatro Vila Rica

O reinício das atividades presenciais do Cine Teatro Vila Rica seguirá o que prevê o “Quadro 6 - Diretrizes e orientações de acordo com as quatro fases para as atividades presenciais”. Neste momento, as seguintes ações devem ser seguidas:

2. Informar publicamente, de maneira impressa e afixada na porta de entrada, o número máximo de pessoas permitidas no cinema. Essa informação deverá ser ajustada sempre que uma nova fase do protocolo de retomada for iniciada.

3. Disponibilização de álcool gel na entrada e na saída do recinto.

4. Garantir os EPIs necessários à implementação das medidas de prevenção: máscaras de tecido, viseiras, soluções desinfetantes, luvas, entre outros.

5. Garantir a definição de lotação máxima dos espaços expositivos e de circulação (1 pessoa /10 m2) e distanciamento social apropriado (1,5 m entre as pessoas).

6. Disponibilizar assentos com ao menos 1,5 m de distância entre si.

7. Promover a ventilação do ambiente, evitando, sempre que possível, o uso de ar-condicionado.

8. Manter sinalização desaconselhando que pessoas com sintomas respiratórios entrem no recinto.