Ao longo de sua Graduação, o aluno deverá ir solicitando o aproveitamento de horas de Atividades AACC realizadas, junto a uma Seção de Ensino da instituição, preferencialmente na Seção de Ensino do ICEB. Nesta solicitação deve ser apresentada comprovação da atividade realizada, como certificado, declaração etc.
Em cada início de semestre letivo, o aluno deverá consultar o Calendário Acadêmico referente ao semestre em questão, disponibilizado na página da PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação). No Calendário Acadêmico é especificada uma determinada semana, correspondente ao período em que as solicitações de aproveitamento de horas devem ser feitas. Por exemplo, no semestre letivo de 2023/1, esta semana correspondeu ao período de 12/06 a 16/06.
Uma vez realizada a solicitação, a Seção de Ensino então a encaminha ao Colegiado do Curso, para a devida apreciação sobre seu aproveitamento. Aprovada a solicitação, estas horas aproveitadas passam a constar do Histórico Escolar de cada aluno, no campo designado como "ATV".