O curso de Bacharelado em Estatística da UFOP teve sua criação aprovada pelo Conselho Universitário da UFOP em dezembro de 2007, com a oferta anual de 40 vagas, em período noturno, com ingresso no segundo semestre letivo de cada ano, e com duração prevista de quatro anos.
Em junho de 2013 o curso recebeu comissão de avaliadores do MEC, tendo sido reconhecido com conceito final 4, caracterizando "um perfil muito bom de qualidade". O reconhecimento do curso foi oficializado pela Portaria MEC 648 de 11 de dezembro de 2013, publicada no Diário Oficial da União de 12 de dezembro de 2013.
Em 2019 o curso foi submetido ao primeiro processo de Renovação de Reconhecimento de Curso, promovido pelo Ministério da Educação, recebendo a visita de uma comissão de avaliação em março daquele ano. Ao término do processo o curso foi renovado com conceito final 5; no relatório final de avaliação daquela comissão, é apontado que "o curso de Bacharelado em Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP - oferece um alto perfil de qualidade".
Conforme regulamentação geral da UFOP, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal forma de ingresso no curso, pelo oferecimento de vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A política de cotas da Universidade engloba ainda a reserva de vagas a portadores de deficiência, bem como a estudantes que, além de terem estudado em escolas públicas, apresentam baixo nível socioeconômico e se autodeclaram pretos e pardos. Outras possibilidades de ingresso são a reopção e o reingresso de estudantes da UFOP, bem como transferência de estudantes de outras IES, e portadores de diploma de graduação. O curso ainda pode ter ingresso mediante Mobilidade Acadêmica, seguindo as normas vigentes da UFOP.
Para a integralização curricular são necessários oito semestres letivos (quatro anos), tendo como prazo máximo 12 semestres letivos (seis anos). A titulação conferida com a diplomação é a de Bacharel em Estatística.