Monografia

As disciplinas de monografia acontecem no último ano, sendo a monografia o trabalho final do curso, necessário para que o aluno obtenha  o grau de Bacharel em Estatística. Este trabalho corresponde a uma dissertação sobre um assunto particular da área da Estatística e não precisa necessariamente apresentar resultados acadêmicos inéditos.

Na disciplina Monografia I, há a elaboração de um pré-projeto, com a definição de um tema e a revisão de literatura acerca do mesmo. Este pré-projeto é apresentado e avaliado tão-somente pelo professor orientador. Durante a disciplina Monografia II, o aluno desenvolverá o projeto propriamente dito. O aluno deverá apresentar a monografia numa sessão pública e na presença de uma banca examinadora, que decidirá pela aprovação ou não deste trabalho final. Além disso, o aluno deverá produzir um texto com os principais resultados deste trabalho, para ser arquivado digitalmente no Colegiado de Estatística e disponível para possíveis consultas.

O formato da monografia deverá ter como referência a estrutura de trabalhos científicos, existindo flexibilidade na definição dos capítulos. Caso o trabalho de conclusão de curso tenha resultado na submissão de artigo para publicação em revista científica com corpo editorial, o texto da monografia pode corresponder ao texto do artigo submetido.