PPC

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) se constitui no documento fundamental para o desenvolvimento dos cursos e das práticas em seu interior. Abarca um diagnóstico do contexto atual, traz projeções de melhoria, aponta as finalidades, tipo de cidadão que pretende formar, bem como as formas de construção dos saberes profissionais. Trata-se de um documento público, construído e atualizado coletivamente.

O atual PPC do Curso de Bacharelado em Estatística da UFOP foi elaborado entre 2016 e 2017, tendo sido aprovado pelo CEPE em julho de 2017.

A partir de 2022, teve início o processo de construção de um novo Projeto Pedagógico do Curso de Estatística, que se encontra em tramitação. O processo de um novo PPC foi deflagrado tendo em vista dois aspectos principais. O primeiro correspondeu à elaboração de estratégias para que 10% (dez por cento) dos créditos curriculares sejam voltados a ações de Extensão Universitária,  conforme previsto pela Lei Federal 13.005, que estabeleceu o Plano Nacional de Educação 2014/2024. No âmbito da UFOP, este processo de creditação é referenciado como Curricularização da Extensão.

Um segundo aspecto correspondeu à criação de uma nova ênfase de disciplinas eletivas (além de um aumento na carga horária obrigatória), voltadas à chamada Ciência de Dados. A Ciência de Dados é uma área do conhecimento que nos anos recentes tem crescido muito em importância, consistindo essencialmente na aplicação de algumas técnicas estatísticas a problemas que exigem grande capacidade computacional. No currículo 3, a ser implementado à ocasião da aprovação deste novo Projeto Pedagógico, serão criadas novas disciplinas eletivas neste novo núcleo de Ciência de Dados, tais como Métodos Estatísticos Para Machine Learning, Mineração Estatística de Dados, Mineração de Dados Não Estruturados, dentre outras.

Abaixo são disponibilizadas a primeira e a segunda (atual) versões do Projeto Pedagógico do Curso de Estatística:

Versão Atual:

PPC Estatística UFOP 2017

Versão Anterior:

PPC Estatística UFOP 2008