ENADE

Conforme descrito no site do INEP: "O objetivo do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento".

o Enade é um componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a regularidade com relação a essa obrigação. A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade irá ocorrer quando o estudante selecionado não comparecer ao exame, não preencher do Questionário do Estudante e tiver o registro de participação indevido na prova.

Desde a criação do Curso de Estatística da UFOP, ocorreu apenas um ENADE, em 2009. Foram convocados 20 alunos (ingressantes), dos quais 18 compareceram. Como o curso ainda não havia sido reconhecido à ocasião, não foi conferido um conceito ENADE. Em relação ao desempenho dos alunos, as notas médias para os itens formação geral, componente específico e resultado geral foram, respectivamente, 49,0, 19,2 e 26,6. Os valores correspondentes ao desempenho geral dos alunos ingressantes do Brasil como um todo foram: 42,0, 20,0 e 25,4.