Perguntas Frequentes

Como acesso o Sistema?

Para acessar o SEI-UFOP siga o seguinte caminho:

Acesse o portal minhaUFOP (www.minha.ufop.br) e, na aba Administração, acesse Sistema Eletrônico de Informações  - SEI. 

OU

Digite no seu navegador o endereço: www.sei.ufop.br, insira seu cpf (sem pontos e traços) e a senha que você utiliza para acessar o portal minhaUFOP.

Read more about Como acesso o Sistema?

Como iniciar um processo?

Basta clicar em Iniciar processo, no menu à esquerda, escolhar o tipo de processo que deseja iniciar e depois inserir as informações necessárias. Para saber mais, clique aqui.

Como envio um Ofício no SEI?

O SEI é orientado a processos, assim, nenhum documento tramita sem estar em um processo. Para enviar um ofício pelo SEI, você deve iniciar um processo de acordo com o assunto do ofício, incluir o documento "ofício", assinar e enviar para a Unidade desejada. Para saber mais, clique aqui.

Preciso de acesso a outra Unidade dentro do SEI, pois atuo em mais de uma unidade

No SEI, o servidor técnico-adminstrativo somente tem acesso a unidade (setor) onde está em exercício ou lotação (caso o exercício não exista), de acordo com seu cadastro no Sistema de Gestão de Pessoas do portal minhaUFOP.
Para conceder acesso a uma unidade (setor) diferente de seu exercício/lotação é necessário que a Chefia deste setor o autorize gerando uma requisição via abertura de chamado no Sistema de Abertura de Chamados - NTI, na categoria SEI: Dúvidas e Solicitações. O acesso é concedido como exceção e se encerrará na data de término da função da Chefia...

Read more about Preciso de acesso a outra Unidade dentro do SEI, pois atuo em mais de uma unidade

Enviei um documento para outra Unidade e o usuário não consegue assinar

Enquanto não for assinado eletronicamente, um documento produzido no sistema é considerado uma minuta e só pode ser visualizado por usuários da unidade elaboradora, ainda que o processo esteja aberto para outras unidades. Enquanto o documento estiver como minuta, é possível sua visualização por usuários de outras unidades por meio de Bloco de Reunião (apenas visualização, não permite alterar nem assinar a minuta). O uso do Bloco de Assinatura permite que usuário de unidade diferente da elaboradora do documento possa visualizar, editar e assinar o documento.... Read more about Enviei um documento para outra Unidade e o usuário não consegue assinar

Não encontro o processo na lista de Iniciar processo.

Existem processos no SEI que possuem "restrição de abertura". Isso significa que apenas determinadas Unidades podem iniciar este tipo de processo. Essa restrição é definida pelo "dono do processo", Unidade que tem competência sobre aquele processo administrativo (Ex. processo de Cancelamento de Férias é a ARC). Caso tenha dúvida de porque sua unidade não pode iniciar determinado tipo de processo, procure a unidade dona do processo.

Como devo classificar os Níveis de Acesso nos Processos Eletrônicos?

Uma das boas práticas adotada pelo SEI é o acesso público como regra, restrição e o sigilo como exceção. No entanto, há casos em que disponibilizar a informação em um momento inoportuno pode causar danos. Para esses casos, restringe-se o acesso à informação (restrito ou sigiloso). Saiba mais aqui.

Como faço para implantar um novo processo em minha Unidade(setor)?

A implantação de novos processos no SEI é de responsabilidade dos Setores “donos” dos processos. Sendo assim, é necessário que cada setor realize a capacitação de seus colaboradores no uso do sistema e na implantação de processos junto ao NTI. Consulte todas as informações aqui.