Comunicação e divulgação de informações

O Protocolo de Biossegurança, após aprovação nas instâncias cabíveis, deve ser disponibilizado à comunidade acadêmica para conhecimento e consultas posteriores. Para isso, indica-se que uma versão integral em formato PDF seja enviada aos e-mails institucionais de todos os servidores e estudantes. O mesmo conteúdo deve ser disponibilizado em formato web para facilitar o acesso e as consultas pontuais.

As orientações específicas devem ser organizadas para divulgação nas redes sociais da UFOP e dos setores, nos formatos de áudio e vídeo, a depender do que se julgar mais adequado. O norteamento das peças deve ser definido de acordo com os públicos a serem orientados com cada tipo de informação. Quanto mais amplo o público a ser atingido, mais amplo deve ser o meio. Quanto mais restrito o direcionamento do conteúdo, mais focada deve ser a estratégia.

O fornecimento de informações à comunidade acadêmica e às populações atingidas diretamente pelas atividades acadêmicas da UFOP é essencial para manutenção das medidas de prevenção e enfrentamento do coronavírus. Para isso serão implementados:

Boletins epidemiológicos periódicos com a situação dos municípios onde a UFOP tem unidades acadêmicas e das principais cidades de procedência do corpo discente.

Fornecimento de dados relativos à taxa de sintomáticos respiratórios e Covid-19 confirmados coletados por meio do aplicativo Minha UFOP.

Campanhas regulares de divulgação das medidas de prevenção adotadas pela UFOP através de mídias sociais, banners e vídeos.

No retorno às atividades, recomenda-se a realização de uma campanha explicativa com peças impressas de orientação sobre a melhor conduta das pessoas, principalmente em espaços de maior circulação e interação. Os pontos de higienização devem ser sinalizados tanto em relação à localização quanto às formas de uso. O uso de máscaras deve ser incentivado com campanhas e ações informativas individuais constantes. Recomenda-se, ainda, o uso de adesivos para indicar as cadeiras a serem ocupadas ou bloqueadas, apontando os melhores posicionamentos para cumprir o distanciamento mínimo de 1,5 m. O mesmo procedimento se aplica às orientações sobre circulação e pontos de higienização e dispensa de máscaras usadas.

A dinâmica de funcionamento dos RUs, tanto em relação aos ciclos de oferta de refeições e limpeza, quanto à organização do salão, ao sistema Pegue e Leve ou à venda e cobrança de tickets, deve ser apresentada à comunidade acadêmica por meio de panfletos impressos e material digital. Além disso, devem ser criadas indicações nos locais para a melhor indução do fluxo de usuários.

Entre os estudantes da UFOP, há predominância de ocupação de moradias coletivas – sejam apartamentos compartilhados, repúblicas ou residências universitárias. Por isso, devem ser elaborados materiais digitais e impressos de orientação sobre as condutas de maior segurança nesses espaços. A distribuição deve ser orientada pelo formato de moradia estudantil institucional ou de repúblicas federais e particulares, buscando nas associações organizadas o suporte para a massificação das informações.

A comunicação quanto à rotina de higienização deve ser tratada com um olhar específico para a orientação de todos os usuários do espaço institucional, principalmente da equipe terceirizada que executa esse trabalho. As rotinas de limpeza devem ser descritas em uma cartilha (digital e impressa) com as indicações de como proceder na sanitização de computadores, telefones, elevadores, corrimãos, maçanetas, bebedouros, pias, laboratórios (de uso geral e que manipulam o coronavírus), salas de aulas, bibliotecas, ar-condicionado, banheiros, espaços de atendimento de saúde etc. Essas indicações devem considerar a segurança sanitária e também a preservação de objetos sensíveis, como livros, que não devem ser higienizados com álcool ou solução de água, para evitar que sejam danificados.

Orientações sobre o uso do serviço institucional de transporte devem ser oferecidas previamente e durante as viagens. Assim que confirmado um deslocamento, os passageiros devem receber mensagem (por WhatsApp e/ou e-mail) com os protocolos de cuidado. A equipe de motoristas também deve ter em mãos essa orientação, para dar respaldo a qualquer questionamento que possa surgir e para a orientação de limpezas a serem realizadas antes e depois de cada viagem.

O aplicativo que fará o monitoramento e orientação dos cuidados e possíveis riscos dentro da plataforma Minha UFOP deverá ser divulgado maciçamente a fim de ampliar o número de usuários. Para isso devem ser usadas estratégias, principalmente digitais, que possibilitem o cadastramento rápido e imediato.

O painel de acompanhamento da Covid-19 deve permanecer enquanto esse tipo de mensuração for importante para a tomada de decisões institucionais e para a definição de condutas coletivas e pessoais. Qualquer alteração na rotina de disponibilização desses dados será informada à comunidade acadêmica na página da UFOP, na página do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e nas redes sociais da Universidade.

As decisões de enquadramento e orientações das fases 4, 3, 2 e 1, previstas neste protocolo, serão divulgadas por meio de materiais visuais e informativos para circulação digital entre os usuários. O cronograma de produção, impressão e disponibilização será executado à medida que as fases forem mudando. Abaixo são sugeridos alguns materiais que podem ser produzidos nesse processo:


 

Peças de divulgação do Protocolo de Biossegurança

 

Versão em PDF integral e diagramada.

 

Versão site:

  • fragmentado por tópicos;

  • endereço: protocolocovid.ufop.br

 

Versão redes sociais:

  • trechos selecionados com chamada para o site.

 

Versão áudio:

  • criar podcast com as informações;

  • adicionar entrevista com especialistas indicados pelo Comitê em cada item.

 

Versão vídeo:

  • gravar as explicações, de forma resumida, em vídeos de 3 a 5 minutos.

 

Peças de sinalização - criar de acordo com a necessidade de peças de orientação nos espaços.

 

  • Empena ou banner nas entradas dos campi com o alerta “Uso obrigatório de máscara” e outras informações pertinentes.

  • Cartaz nas entradas sobre o uso obrigatório da máscara e a necessidade de usar o totem de desinfecção.

  • Identificação visual (talvez adesivos) dos lugares bloqueados (fase 1) e dos lugares com acesso restrito.

  • Cartaz sobre os modos de utilização dos banheiros.

  • Cartaz com indicação do modo correto de lavagem de mãos.

  • Cartaz com indicação de pontos de higienização.

  • Cartaz com indicação da necessidade do uso de máscaras.

  • Adesivos em cadeiras que não devem ser usadas.

  • Cartaz com as diretrizes de circulação e ocupação de espaços.

  • Cartaz e panfleto com orientação do uso dos restaurantes.

  • Cartaz com indicação dos cuidados pessoais e coletivos em casa para as repúblicas.

 

Peças específicas de orientação

 

  • Cartilha de paramentação e desparamentação.

  • Cartilha de rotinas de higienização:

  • computadores; telefones; elevadores; corrimãos; maçanetas; bebedouros; pias; laboratórios de uso geral; laboratórios de manipulação do Sars-CoV-2; salas de aulas; bibliotecas; salas de estudo; ar-condicionado; vestiários; banheiros; espaços de atendimento de saúde.

  • Flyer digital a ser enviado (por WhatsApp e e-mail) para as pessoas que vão fazer uso do transporte institucional .

 

Campanhas

 

De acordo com as orientações para o momento da retomada das atividades presenciais, as campanhas devem ser preparadas e replicadas em todos os meios materiais de orientação das condutas.

As campanhas irão incorporar elementos já criados para este protocolo.

Criação de campanha para explicação de uso do aplicativo Minha UFOP.

 

Painel Covid-19

 

  • Criação, manutenção e constante divulgação das informações.

 

Estética

 

  • Diagramação/projeto gráfico.

  • Gráficos.

  • Ilustrações.

  • Fotos.

Todos os eventos acadêmicos realizados na UFOP devem ter incluídos em seu material de divulgação os cards que tratam das medidas de segurança sanitária da Universidade.