Laboratórios

No que diz respeito às ações individuais e coletivas que devem ser tomadas de modo a garantir a segurança sanitária dos usuários dos espaços coletivos da Universidade, é importante considerar que alguns laboratórios têm suas janelas vedadas e dependem do uso de ar-condicionado (consultar o item “Protocolo de ações: condicionadores de ar”), que trabalham com materiais contaminados (consultar também o item “Protocolo de ações: higienização de espaços de atendimento de saúde” ou o item “Protocolo de ações: laboratórios que atuam com Sars-CoV-2”, conforme o caso) e que não podem ter suas ações interrompidas, casos em que se recomenda atenção especial aos protocolos de escalonamento e de circulação de pessoas.

Orientações a serem seguidas com o intuito de garantir a segurança no uso dos laboratórios e reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus são apresentadas abaixo:

  1. Orientar a higiene frequente das mãos, garantindo a disponibilidade de estrutura e insumos, como álcool em gel, pias, água, sabonete e papel toalha.

  2. Manter o uso de máscaras por toda a equipe durante todo o turno de trabalho. Se a atividade envolve risco biológico, utilizar máscaras descartáveis, pois há necessidade de que ela também funcione como EPI. Caso contrário, é possível o uso de máscaras de tecido.

  3. Sempre que possível manter janelas abertas e ventilação natural.

  4. Seguir rigorosamente as recomendações sobre manejo de resíduos.

  5. Criar agendamento prévio para realização de experimentos ou atividades relacionadas, principalmente em laboratórios/equipamentos multiusuário.

  6. Criar escala de trabalho para garantir distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas e evitar aglomeração. Preferencialmente dispor os pesquisadores de forma alternada nas bancadas.

  7. Flexibilizar horários de trabalho, sempre que possível, para evitar horários de pico no transporte público.

  8. Orientar a equipe a não comparecer ao laboratório em caso de febre e/ou sintomas gripais e/ou contato próximo com indivíduo suspeito ou confirmado para Covid-19 nos últimos 14 dias.

  9. Orientar o uso das seguintes vestimentas obrigatórias: calçado fechado (não permitir chinelos, sandálias ou qualquer calçado aberto) e jaleco.

  10. Proibir o consumo de bebidas ou alimentos dentro do laboratório.

  11. Evitar o uso de espaços de convivência como copas, locais de descanso, etc.

  12. Realizar reuniões preferencialmente por videoconferência.

  13. Criar rotinas de higienização de superfícies de alto toque, como bancadas, maçanetas, interruptores, puxadores, mesa de apoio, etc. Esta rotina deve incluir higienizações com periodicidade mínima diária.

  14. Higienizar a bancada ao término do experimento utilizando o seguinte procedimento: borrifar álcool 70% no papel toalha e passar nas superfícies e equipamentos utilizados.

  15. Higienizar equipamentos e materiais de uso compartilhado (por exemplo, pipetas) com álcool 70% ou quaternário de amônia antes da utilização. O uso de hipoclorito não é recomendado em equipamentos eletrônicos ou metais devido ao risco de corrosão.

  16. Não compartilhar materiais de escritório como canetas, cadernos, borrachas.