No que diz respeito às ações individuais e coletivas que devem ser tomadas de modo a garantir a segurança sanitária dos usuários dos espaços coletivos da Universidade, é importante considerar que alguns laboratórios têm suas janelas vedadas e dependem do uso de ar-condicionado (consultar o item “Protocolo de ações: condicionadores de ar”), que trabalham com materiais contaminados (consultar também o item “Protocolo de ações: higienização de espaços de atendimento de saúde” ou o item “Protocolo de ações: laboratórios que atuam com Sars-CoV-2”, conforme o caso) e que não podem ter suas ações interrompidas, casos em que se recomenda atenção especial aos protocolos de escalonamento e de circulação de pessoas.
Orientações a serem seguidas com o intuito de garantir a segurança no uso dos laboratórios e reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus são apresentadas abaixo:
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Orientar a higiene frequente das mãos, garantindo a disponibilidade de estrutura e insumos, como álcool em gel, pias, água, sabonete e papel toalha.
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Manter o uso de máscaras por toda a equipe durante todo o turno de trabalho. Se a atividade envolve risco biológico, utilizar máscaras descartáveis, pois há necessidade de que ela também funcione como EPI. Caso contrário, é possível o uso de máscaras de tecido.
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Sempre que possível manter janelas abertas e ventilação natural.
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Seguir rigorosamente as recomendações sobre manejo de resíduos.
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Criar agendamento prévio para realização de experimentos ou atividades relacionadas, principalmente em laboratórios/equipamentos multiusuário.
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Criar escala de trabalho para garantir distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas e evitar aglomeração. Preferencialmente dispor os pesquisadores de forma alternada nas bancadas.
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Flexibilizar horários de trabalho, sempre que possível, para evitar horários de pico no transporte público.
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Orientar a equipe a não comparecer ao laboratório em caso de febre e/ou sintomas gripais e/ou contato próximo com indivíduo suspeito ou confirmado para Covid-19 nos últimos 14 dias.
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Orientar o uso das seguintes vestimentas obrigatórias: calçado fechado (não permitir chinelos, sandálias ou qualquer calçado aberto) e jaleco.
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Proibir o consumo de bebidas ou alimentos dentro do laboratório.
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Evitar o uso de espaços de convivência como copas, locais de descanso, etc.
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Realizar reuniões preferencialmente por videoconferência.
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Criar rotinas de higienização de superfícies de alto toque, como bancadas, maçanetas, interruptores, puxadores, mesa de apoio, etc. Esta rotina deve incluir higienizações com periodicidade mínima diária.
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Higienizar a bancada ao término do experimento utilizando o seguinte procedimento: borrifar álcool 70% no papel toalha e passar nas superfícies e equipamentos utilizados.
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Higienizar equipamentos e materiais de uso compartilhado (por exemplo, pipetas) com álcool 70% ou quaternário de amônia antes da utilização. O uso de hipoclorito não é recomendado em equipamentos eletrônicos ou metais devido ao risco de corrosão.
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Não compartilhar materiais de escritório como canetas, cadernos, borrachas.