Educação para saúde

A articulação entre educação e saúde ajuda na compreensão de informações e no entendimento das medidas de prevenção e tratamento do coronavírus. Neste binômio, com o apoio dos meios de comunicação, encontram-se as campanhas de orientação da população que acionam estratégias pedagógicas para alcançar seus objetivos. O incremento de oferta, na rede de ensino, de conteúdos que preparam os indivíduos para sua atuação geral na sociedade tendo em vista as condutas de preservação da saúde também contribui para esse processo.

É nesse sentido que as ações para a saúde articuladas ao Protocolo de Biossegurança da UFOP podem ter dois direcionamentos complementares. O primeiro deles é o uso de todos os meios institucionais de difusão de informações para a ampliação do conhecimento científico sobre a disseminação, prevenção e cuidados em relação ao novo coronavírus. O outro caminho é a articulação com a educação básica, com os cursos de licenciatura e com as pesquisas dos mestrados profissionais relacionados ao ensino, que pode gerar a produção de materiais pedagógicos diferenciados, que podem utilizar aspectos lúdicos para a maior permeabilidade das ações, sobretudo nas crianças.

Recomenda-se, então, o reforço das ações de comunicação e orientação de saúde, como previsto nesse protocolo, e a ampliação do diálogo com a comunidade educativa regional das cidades onde se insere a UFOP, por meio de programas e projetos de ensino, extensão e pesquisa.