Restaurantes, restaurantes universitários e lanchonetes

Além de respeitar o disposto no “Quadro 6 - Diretrizes e orientações de acordo com as quatro fases para as atividades presenciais”, os procedimentos para atuação dos restaurantes universitários (RUs), restaurantes e lanchonetes devem estar de acordo com as seguintes orientações:

1. Garantir distanciamento mínimo de 1,5 m ou barreiras físicas para impedir a contaminação dos usuários.

2. Garantir acesso fácil para higienização das mãos (pias e álcool).

3. Realizar marcação de filas para garantir distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas.

4. Realizar controle de entrada de acordo com a lotação máxima.

5. Garantir a utilização de máscaras pelos funcionários do restaurante.

6. Limpar a mesa após utilização com álcool a 70% ou outro saneante apropriado.

7. Afixar cartazes orientando evitar conversas ou contato durante as refeições.

8. Garantir que o funcionário sirva o usuário evitando uso compartilhado de utensílios para servir os alimentos.

Os RUs deverão seguir também orientações específicas. Essas informações e sugestões foram apresentadas pela coordenação, com apoio da equipe técnica de nutricionistas1, conforme descrito a seguir.

1) Redução do atendimento dos RUs para um turno, somente no período do almoço

O tempo de atendimento deverá ser ampliado para que sejam tomadas todas as medidas de higiene e controle de entrada, tempo de permanência dentro do refeitório e saída. Para garantir esse atendimento com o tempo estendido e o distanciamento mínimo indicado, sugere-se que o almoço ocorra das 10h30 às 15h30, perfazendo um total de cinco horas de atendimento ao público.

Para chegar a essa configuração, foi considerado o tempo médio de 45 minutos para se fazer a refeição por turno (compreendendo desde o acesso à roleta até a saída) e 15 minutos de intervalo para higienização, totalizando cinco turnos de atendimento.

O refeitório do Campus Morro do Cruzeiro é composto de 75 mesas com capacidade para oito lugares cada, totalizando 600 assentos. Cada mesa vai comportar quatro pessoas, somando 300 comensais a cada 22,5 minutos, de modo a garantir o distanciamento mínimo de 1,5 m. O salão de refeições será dividido em duas áreas, com uma delas sendo higienizada enquanto a outra for utilizada.

A cada 45 minutos serão atendidas 600 pessoas e a higienização será feita nos 15 minutos entre um atendimento e outro. Assim, serão cinco turnos de 600 pessoas, totalizando 3.000 refeições diárias.

Para os RUs de Mariana e João Monlevade, os procedimentos serão os mesmos, porém em escala menor, conforme o número de refeições.

2) Alterações no cardápio durante o período de pandemia

Durante o período de pandemia e reabertura gradual, o sistema self-service não será utilizado nos RUs. As refeições, dispostas como indicado abaixo, serão servidas pelos funcionários dos restaurantes para impedir a contaminação por manipulação.

Diariamente será servida apenas uma salada mista composta com no mínimo dois ingredientes. O arroz integral será servido somente em um balcão, juntamente com o prato vegetariano, e o arroz branco será servido nos demais balcões. O feijão e a guarnição serão servidos em todos os balcões. Quando houver carne no feijão, o balcão vegetariano contará com o prato sem a proteína. Serão oferecidos também prato principal e prato vegetariano. Na sobremesa, serão servidas frutas que poderão ser servidas inteiras (como banana, laranja e maçã) e/ou doce em barra embalado. Os temperos serão oferecidos em sachê e entregues individualmente a cada usuário por um colaborador do RU. A farinha, a água e o suco não serão servidos para evitar contaminação por excesso de manipulação. Os talheres deverão ser embalados e entregues nas mãos do usuário.

No caso de usuários que fazem parte do grupo de risco para agravamento da Covid-19, poderá ser realizado o agendamento em um sistema de reserva de refeições para retirada da refeição nos RUs.

1 As informações técnicas do RU foram apresentadas pela coordenadora Judith Gomes de Oliveira, com o apoio das nutricionistas Nilma Luiza de Moura Rodrigues e Michelle Barbosa Lima.